30 de novembro de 2018

Desastres culinários



Hoje venho falar-vos nos desastres na cozinha cá de casa. Sim, nesta cozinha também existem desastres culinários, mas na maioria das vezes são resolvidos. Já tentei envenenar o homem cá de casa com açafrão: como estava sem paladar, não provei e segui a receita à risca, numa sopa de abóbora e açafrão (posso dizer-vos que o homem ia sufocando). Já saí de casa e esqueci-me duma pavlova no forno (ficou lá 3 horas a cozer!), molotoff que ficou tipo pneu de borracha, bolos enqueijados (que o homem adora e desaparece tudo na mesma). Enfim, alguns desastres que fazem parte da vida culinária.
As receitas de pastelaria normalmente sigo à risca, tirando aquelas que faço para utilizar fruta madura, pois aí sigo a intuição. Já as refeições do dia-a-dia não são nadas rigorosas relativamente às receitas. Posso até dar uma vista de olhos, mas vou adaptando à medida que vou confecionando.
Um dos últimos desastres foi um pudim. Distraí-me (o que nos faz andar a fazer várias tarefas ao mesmo tempo!) e bati demais os ovos, tendo crescido tanto que o preparado não coube apenas em uma forma, acabando por ficar com dois pudins. Escusado será dizer que, depois que a espuma assentou, fiquei com dois pudins muito slim. O aspecto podia ser mini, mas sabor era mesmo maxi. Experimentem o pudim, mas já sabem: não batam demais os ovos!

Ingredientes
 Caramelo
100g de açúcar
1 colher de sopa de água
 Pudim
6 ovos
250g de açúcar
300 ml de leite
casca de 1 limão

Preparação
Preparar o caramelo, distribuir pelo fundo de uma forma de chaminé e reservar. Levar o leite ao lume com a casca de limão e aquecer apenas até ficar morno, deixando em infusão até arrefecer.
Bater os ovos e o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Com a batedeira a baixa velocidade, adicionar o leite em fio. Colocar este preparado dentro da forma e tapar com papel alumínio ou então com a tampa da forma, se esta tiver. Colocar dentro de um tacho e adicionar água até meia altura. O pudim deve cozer em banho-maria durante uma hora. Se for necessário, repor a água que evapora por outra, mas esta deve estar quente. Retirar, deixar arrefecer e colocar no frigorífico, no mínimo durante 12 horas. Por fim, desenformar e servir.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.