Quando recebo os amigos cá em casa, tenho por hábito perguntar o que querem almoçar/jantar. Foi o caso ocorrido na passada semana: desta vez o pedido foi sopa de peixe. Já em tempos aqui deixei uma receita de sopa de peixe, mas deixo agora outra, uma versão mais corpulenta que serviu de almoço, em boa companhia.
Ingredientes
500 g de peixe
250g de camarão
2 batatas médias
2 cenouras
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 tomates maduros
½ pimento vermelho
2 colheres de sopa de azeite
7 dl de água de cozer o peixe
1 ramo de salsa
Sal e pimenta a gosto
1 fatia de pão caseiro
Preparação
Cozer o peixe em água e sal, com uma folha de louro e 3 ou 4 raminhos de salsa. Coar a água da cozedura, utilizando um coador de rede fina. Retirar ao peixe as espinhas e partir em pequenos pedaços. Reservar tudo.
Numa panela, aquecer o azeite e colocar as cebolas e os dentes de alho, tudo picado. Quando a cebola ficar transparente, juntar o tomate sem pele, cortado em cubos, o pimento partido, as cenouras e as batatas, descascadas e cortadas em pedaços, o caldo de cozer o peixe, o resto da salsa inteira, o sal e a pimenta. Deixe cozer tapado.
Quando estiver cozido, juntar o peixe (reservar algum para adicionar à sopa quando servir) e passar tudo pela varinha mágica (se for necessário juntar mais água). Colocar o camarão, cortado aos pedaços, e deixar cozer por mais 5 minutos.
Na altura de servir a sopa, cortar o pão caseiro aos cubos e levar a fritar com um fio de azeite.
Guarnecer a sopa com peixe desfiado e cubos de pão frito.
Infelizmente lá em casa só eu gosto de sopa de peixe, por isso faço tão poucas vezes. Esta aposto que ficou tão saborosa quanto o bom aspecto.
ResponderEliminarBeijinhos
Adorei a taça onde a serviste, mesmo adequada a uma sopa tão apetitosa!
ResponderEliminarAlexandra a taça é da Fábrica Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha), tem loiças fantásticas.
ResponderEliminarBjs
que bela sopinha olha pateecia-me muito para o meu almoço
ResponderEliminaracho que e a priemira vez que te visito
vou voltar
beijinhos