1 de outubro de 2010

Bolachas de canela

Esta é uma receita muito comum, da qual alterei a quantidade de canela: em vez de uma colher de chá de canela, utilizo duas colheres rasas de sopa.
O ano passado, pela época natalícia, experimentei-a e fiquei fã. Confeccionei tabuleiros e mais tabuleiros para oferecer pelo Natal! No último fim-de-semana, já com o Outono a dar o ar da sua graça, apeteceu-me fazer novamente bolachinhas… são tão crocantes e saborosas! Recomendo experimentarem, já que são muito fáceis de fazer e rendem muito.

Ingredientes
350g de farinha com fermento
350g de açúcar
125g de manteiga
2 ovos
2 colheres de sopa de canela

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC
Derreter a manteiga no microondas e reservar.
Bater os ovos com o açúcar, juntando alternadamente a farinha, a manteiga e por fim a canela. Amassar a massa, de modo a formar uma bola. Embrulhar a massa em papel celofane e levar ao frigorífico, pelo menos por uma hora.
Estender a massa numa superfície enfarinhada e cortar as bolachinhas a gosto (eu costumo cortar em vários formatos).
Dispor as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal ou um tapete de silicone e levar ao forno por 7 minutos (esta quantidade de massa rendeu-me 4 tabuleiros).
Ter atenção: quando retirar as bolachas do forno elas estão muito macias, mas assim que começarem a arrefecer irão endurecer. Guardadas dentro de uma caixa duram até um mês.

9 comentários :

  1. Que lindas que ficaram! E bem aromáticas com a canela.
    Vou levar a receita comigo para experimentar.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Adoro o sabor da canela nos bolinhos... têm óptimo aspecto :-)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. Vou faze-las amanha. Parecem-me deliciosas. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá!!
    Adoro tudo que leva canela e acho que vou gostar dessas bolaghas também. Assim que fizer, te conto...
    bjs,
    Verônica

    ResponderEliminar
  5. Vou partilhar convosco uma coisa que aconteceu comigo há quase um mês.
    Vim eu, da casa da Somi, feliz e contente com um saquinho desta maravilhosas bolachinhas para casa. Cheguei um "pouco cedo" e deixei-as em cima da mesa da cozinha. No outro dia, quando cheguei... Onde estão? Onde foram colocadas durante o dia? ... Depois de muito procurar, perguntei?
    - Mãe viste as bolachinhas que estavam em cima da mesa?
    - Sim vi, comi algumas.
    - O Resto?
    - Se calhar foi o pai que comeu?
    Como diz uma Amiga minha, que grande Lateiros... comeram-me as bolachinhas todas.
    Como se podem aperceber, este cantinho não nasceu por acaso, são "bolachinhas" como estas, feitas com o "ingrediente especial" que a Somi nos tem brindado muitas e muitas vezes.
    Obrigada por este momento de partilha,
    A Cobaia

    ResponderEliminar
  6. quando vamos formar tem de ser em forma de bola nao pode ser em forma de coracao ou assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser com o formato que desejar, basta ter um cortador.
      :)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.