27 de outubro de 2010

Bacalhau na abóbora com creme de coco

Gosto muito de livros e revistas de culinária, e de vez em quando vou desfolhar as mais antigas, para me recordar das receitas. Acabei por encontrar esta receita, que me despertou o interesse pela sua imagem. A conjunção do bacalhau com a abóbora e o leite de coco agradou-me, e por mais estranho que pareça até segui a receita na íntegra (coisa muito rara, já que tenho muita dificuldade de seguir uma receita à risca), apenas reduzi as quantidades para 2 pessoas.
Ficou saboroso! Vou repetir de certeza, mas provavelmente para mais do que duas pessoas. É uma receita que se adapta bem para um jantar de amigos, para servir em tabuleiro.

Ingredientes (2 doses)
1 abóbora pequena
200 g de migas de bacalhau
2 dentes de alho
½ alho francês
1 dl de leite de coco
100 ml de natas para culinária
Queijo mozzarela ralado q.b.
Sal, pimenta preta q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Cortar a abóbora ao meio (como a abóbora não era muito pequena utilizei apenas metade), eliminar as pevides e cozer em água abundante, temperando com sal. Escorrer e retirar a parte da polpa com uma colher, reservando. Passar as migas de bacalhau por várias águas, até eliminar o sal, desfiar e reservar. Entretanto, laminar o alho e o alho francês e refogar ambos em azeite. Adicionar o bacalhau, deixar refogar um pouco e juntar a polpa da abóbora. Regar com o leite de coco e as natas, deixar a ferver para apurar, e por fim temperar com sal e pimenta.
Colocar o recheio dentro da meia abóbora e colocá-la num tabuleiro. Polvilhar com o queijo e levar ao forno a gratinar cerca de 15 minutos.

2 comentários :

  1. A mistura de sabores é muito diferente e apetitosa, adoro este tipo de receitas.
    Está lindo de aspecto.

    ResponderEliminar
  2. Ficou com uma bonita apresentação e com uma combinação de sabores prometedora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.