quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bolos de aniversário

Numa semana de festas, fiz dois bolos de aniversário, um para o meu mano e outro para o aniversário de casamento de uns tios. A base foi igual para ambos: aquela receita de bolo de chocolate que sai sempre bem! A decoração foi feita com massa portuguesa; para os noivos uns corações, para o mano uma moto. A moto não foi feita por mim, mas sim pelo homem cá de casa, que a cada dia me surpreende mais...

Bolo de chocolate
Ingredientes
6 ovos
1 chávena de açúcar branco
1 chávena de açúcar mascavado
2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de óleo
1 chávena de água a ferver
1 colher de sobremesa rasa de fermento

Cobertura e recheio
200 g de chocolate de culinária
½ lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
50 ml de natas

Preparação
Pré – aquecer o forno a 180ºC
Bater os ovos com o açúcar. De seguida, colocar aos poucos a farinha, juntamente com o fermento, e bater tudo muito bem. Sem parar de bater, adicionar o óleo e o chocolate em pó e, por fim, a água quente.
Colocar a massa numa forma redonda sem buraco, previamente untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno cerca de 40 minutos. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
Para fazer a cobertura e o recheio, misturar todos os ingredientes e levar a derreter em banho-maria. Deixar arrefecer um pouco.
Depois do bolo frio, aparar a parte de cima, de modo a ficar uniforme, e cortar o bolo a meio. Rechear o bolo e depois barrar toda a cobertura e as laterais (os restantes procedimentos já foram aqui explicados anteriormente, no post “Ursinho pescador”).

1 comentário :

  1. Não posso deixar em branco um comentário neste espaço.
    Há um mês, os Tios da Somi, comemoraram 46 anos da casamento, uma data que foi celebrada em família.
    Mais uma vez, a Somi brindou os seus aniversariantes com um dos seus bolinhos.
    Os tios ficaram com a lágrima no canto do olho de felicidade ao visualizarem este bolinho, que mais uma vez estava delicioso.
    Os meus pais são uns sortudos...
    Obrigada Somi por os mimares tanto...

    ResponderEliminar