29 de setembro de 2010

Canelones de atum

Já vos aconteceu um daqueles dias em que não há nada descongelado em casa? É a ocasião ideal para ir à despensa e encontrar umas latas de atum que desesperam por um final feliz...

Ingredientes (2 pessoas)
6 canelones (pré-cozinhados)
2 latas de atum
1 cebola
2 dentes de alho
½ chávena de polpa de tomate
½ copo de vinho branco
1 molho de salsa
3 colheres de sopa de natas
½ pacote de 200ml de molho bechamel
½ pacote de natas light
1 gema de ovo
Queijo para gratinar
Azeite q.b.
Sal, pimenta, q.b.

Preparação
Pré – aquecer o forno a 180ºC
Escorrer o azeite das latas, lascar o atum e reservar.
Picar a cebola e os alhos e levar a refogar em azeite. Quando a cebola estiver “murcha”, juntar a polpa de tomate e o vinho branco, deixando cozinhar em lume brando por 5 minutos. Adicionar o atum e a salsa picada, misturar tudo muito bem, juntar 3 colheres de sopa de natas e temperar a gosto. Deixar apurar por mais 5 minutos.
Para rechear os canelones, utilizar um saco de pasteleiro ou uma colher de sobremesa (é o que costumo fazer). Colocar os canelones num tabuleiro ou num prato fundo que possa ir ao forno (quando faço só para duas pessoas gosto de fazer em pratos individuais, quando são várias utilizo um tabuleiro).
Para confeccionar o molho para cobrir os canelones, misturar (com uma vara de arames) o molho bechamel com as natas, a gema de ovo, o sal e a pimenta. Dispor por cima dos canelones e finalizar com uma quantidade generosa de queijo para gratinar.
Levar ao forno por 20 minutos.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.