22 de setembro de 2010

Sopa de peixe


Cá em casa gostamos muito de sopa de peixe, particularmente do “Creme fundo do mar”, servido num restaurante na Praia Azul. Pode parecer estranho, mas é uma sopa verde... Já a comi muitas vezes, mas ainda não consegui descobrir qual o ingrediente que a torna verde e tão saborosa. Guarnecida com peixe, camarão e cubos de pão frito, é um manjar sublime!
Aqui fica a minha versão de sopa de peixe, que verde não ficou, nem tão sublime, como o creme fundo do mar, mas ficou bastante saborosa.
Pode ser feita com vários tipos de peixe, mas neste caso utilizei um sargo fresquinho, arranjado pela mãe e pescado pelo pai: melhor é impossível! Aproveitei os lombos da cabeça para guarnecer a sopa; já o restante peixe servirá para outra receita.

Ingredientes
Peixe (1 sargo)
1 cebola
1 cenoura
1 alho francês
1 ramo de salsa
2 batatas
200g de camarão
1 folha de louro
2 dentes de alho
Sal q.b.
Azeite q.b.
Pimenta q.b.

Preparação
Numa panela, cozer o peixe com a cebola, o louro e o ramo de salsa, e temperar com sal. Depois do peixe estar cozinhado, retirar do tacho, limpar as espinhas e reservar. Passar o caldo por um passador e reservar igualmente.
Numa panela, refogar em azeite os legumes cortados aos cubos, o alho, a cebola e a salsa anteriormente cozidos com o peixe, adicionando em seguida a água da cozedura (o suficiente para tapar os legumes).
Depois de tudo cozido, triturar e adicionar mais água da cozedura, até atingir a consistência desejada, e rectificar os temperos (sal e pimenta).
Cortar os camarões, desfiar o peixe e adicionar ao creme, levando ao lume por mais cinco minutos (o suficiente para cozer os camarões).
Guarnecer com croutons.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.