Cá em casa gostamos muito de sopa de peixe, particularmente do “Creme fundo do mar”, servido num restaurante na Praia Azul. Pode parecer estranho, mas é uma sopa verde... Já a comi muitas vezes, mas ainda não consegui descobrir qual o ingrediente que a torna verde e tão saborosa. Guarnecida com peixe, camarão e cubos de pão frito, é um manjar sublime!
Aqui fica a minha versão de sopa de peixe, que verde não ficou, nem tão sublime, como o creme fundo do mar, mas ficou bastante saborosa.
Pode ser feita com vários tipos de peixe, mas neste caso utilizei um sargo fresquinho, arranjado pela mãe e pescado pelo pai: melhor é impossível! Aproveitei os lombos da cabeça para guarnecer a sopa; já o restante peixe servirá para outra receita.
Ingredientes
Peixe (1 sargo)
1 cebola
1 cenoura
1 alho francês
1 ramo de salsa
2 batatas
200g de camarão
1 folha de louro
2 dentes de alho
Sal q.b.
Azeite q.b.
Pimenta q.b.
Preparação
Numa panela, cozer o peixe com a cebola, o louro e o ramo de salsa, e temperar com sal. Depois do peixe estar cozinhado, retirar do tacho, limpar as espinhas e reservar. Passar o caldo por um passador e reservar igualmente.
Numa panela, refogar em azeite os legumes cortados aos cubos, o alho, a cebola e a salsa anteriormente cozidos com o peixe, adicionando em seguida a água da cozedura (o suficiente para tapar os legumes).
Depois de tudo cozido, triturar e adicionar mais água da cozedura, até atingir a consistência desejada, e rectificar os temperos (sal e pimenta).
Cortar os camarões, desfiar o peixe e adicionar ao creme, levando ao lume por mais cinco minutos (o suficiente para cozer os camarões).
Guarnecer com croutons.
Sem comentários :
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.