8 de setembro de 2010

O bolo de chocolate


A receita de perfeita de bolo chocolate… ainda não encontrei, e já experimentei algumas! Esta veio daqui “As minhas receitas” (este blog é uma inspiração, sempre com receitas de fazer crescer água na boca e cheio de bom gosto e originalidade).
O pretexto para a experimentar foi o aniversário do meu amigo B. Em jeito de miminho, decidi fazer-lhe um bolo de chocolate. Inicialmente estava pensado para ter recheio de leite condensado e cobertura de chocolate, mas tive receio que o bolo ficasse muito enjoativo e não coloquei o dito (bem mal fiz!). Ficou um bolo saboroso… mas um pouco seco. Tenho que repetir um destes dias, mas desta vez com recheio.
Também tinha cá em casa umas chips hazelnuts de chocolate belga, que são de comer e chorar por mais, guardadas para serem utilizadas numa ocasião especial… E este bolo, nesta data especial, foi o pretexto ideal!

Parabéns ao aniversariante!

Ingredientes
Bolo
300g de farinha com fermento
8 colheres de sopa de cacau em pó
350g de manteiga sem sal
100g de açúcar mascavado escuro
250g de açúcar
2 colheres de chá de fermento
6 ovos
3 colheres de sopa de leite

Cobertura
200 g de chocolate de culinária
½ lata de leite condensado
1 colher de sopa manteiga
50 ml de natas

Preparação
Pré –aquecer o forno a 180.ºC
Misturar os ingredientes secos num recipiente, juntar os ovos um a um e bater. De seguida, colocar a manteiga derretida em banho-maria já fria e bater tudo muito bem com a batedeira.
Colocar a massa numa forma redonda sem buraco, previamente untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno cerca de 45 minutos. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
Para fazer a cobertura, misturar todos os ingredientes e levar a derreter em banho-maria. Deixar arrefecer um pouco e depois barrar o bolo.
Decorar a gosto.

3 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.