6 de setembro de 2010

Jantar a quatro

Sejam dois, quatro, doze ou trinta, cá em casa gosto sempre de colocar uma mesa bonita. Este jantar iria ser para 7… mas com uns imprevistos passou a ser para 4. A lasanha que podem ver era para 8 pessoas, mas vou deixar a receita para quatro. Lasanha é daquelas receitas que podemos sempre fazer um pouco mais e congelar.
Para entrada tivemos melão com presunto, o prato principal lasanha de carne e por fim mousse de limão e mousse de chocolate.
A lasanha fiz de véspera, já que, se for primeiro ao frigorífico, a massa não se desfaz tanto ao cortar, ficando os quadrados mais certinhos. As sobremesas também foram feitas de véspera, de modo a estarem bem consistentes na hora de servir.


Ingredientes (para aproximadamente 4 pessoas)
400g de carne de vaca picada
100g de cogumelos frescos
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 embalagem de polpa de tomate
1 copo de vinho branco
1 embalagem de 500 ml de molho bechamel
1 embalagem de 200 ml natas para culinária
1 embalagem de massa para lasanha fresca (costumo utilizar da marca Pingo Doce)
Queijo mozzarella ralado q.b.
Queijo emmental ralado q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Preparação
Alourar o alho e a cebola no azeite, juntar a carne picada e deixar cozinhar um pouco. De seguida adicionar o vinho branco, deixando cozinhar durante cerca de 15 minutos, e por fim a polpa de tomate, levando mais um pouco ao lume (se necessário acrescentar água). Temperar com sal e pimenta.
Laminar os cogumelos e reservar. Num recipiente, misturar o molho bechamel e as natas e reservar.
Num tabuleiro de ir ao forno e à mesa, untado com azeite, colocar uma camada de folhas de lasanha, lado a lado, evitando que fiquem sobrepostas. Tapar com o molho da carne, colocando cogumelos laminados de modo a cobrir a carne, e regar com um pouco da mistura do molho bechamel. Repetir a operação até acabarem os ingredientes, terminando com uma camada de folhas de lasanha, regadas com bechamel. Polvilhar abundantemente com queijo ralado.
Levar a gratinar em forno a 200ºC, durante aproximadamente 30 minutos.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.