segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Delícia às camadas


Sou uma fã do programa da Mafalda Pinto Leite. Quando a vi a fazer esta receita Camadas de Verão fiquei logo com vontade de a testar. E neste fim-de-semana meti mãos à obra! É super fácil de fazer e tem um efeito visual muito bonito.
Eu adorei! Fica fresquinha e com uma mistura fantástica de texturas e sabores. Os provadores oficiais (vulgo "cobaias") também aprovaram, classificando-a como uma das melhores sobremesas que já fiz. Delicie-se!

Ingredientes
300g de mascarpone (à temperatura ambiente)
5 colheres de sopa de açúcar
1 vagem de baunilha, sementes
2 iogurtes grego natural
½ pão-de-ló
500 g de morangos
½ chávena de doce de framboesa
Morangos e biscoitos Amaretti
1 colher de sopa de limão

Preparação
(A versão que aqui deixo tem algumas adaptações, provenientes do gosto pessoal e dos ingredientes de que dispunha em casa).
Cortar os morangos em quatro (reservar alguns inteiros para decorar). Levar a lume brando, com 2 colheres de sopa de açúcar e o sumo de limão, apenas até os morangos estarem cozidos. Reservar e deixar arrefecer.
Numa tigela, bater o mascarpone com o açúcar e sementes de baunilha, incorporando por fim o iogurte, sem bater.
Alinhar as camadas numa tigela, colocando primeiro o pão-de-ló em fatias, cobrindo em seguida com o doce de framboesa e por fim uma camada da mistura de marcarpone. Repetir depois o processo, agora colocando a calda de morangos em vez do doce.
Levar ao frigorífico tapado com papel aderente (o doce deve estar no frio durante um dia). Quando for servir, polvilhar com biscoitos Ameretti esfarelados e decorar com morangos.

3 comentários :

  1. A Somi dá 15 a 0 a essa Mafalda!! :)

    NDias

    ResponderEliminar
  2. Depois de um belo bacalhau com broa ja nada entra, mas assim que entrou uma pequena colher na boca.... HHUUMMMMM que DELÍCIA...
    Há muito tempo que não comia doce tão bom. Até fiquei para jantar só para voltar a saboreá-lo de novo.
    Obrigada...
    Assim é bom ser "Cobaia"...

    ResponderEliminar
  3. Alerta: Atentado contra a dieta.
    Mas que devem ser boas as coisinhas que fazes, devem.
    BJ

    ResponderEliminar