2 de novembro de 2010

Lasanha de legumes

Sábado de manhã é dia de ir ao mercado! Comprar os legumes frescos, e o pão caseiro, é um ritual semanal que costumo fazer com a minha mãe. Felizmente, temos a facilidade de comprar legumes sempre fresquinhos e saborosos. A lasanha foi feita com ingredientes provenientes daí: as cenouras com rama, que são tão saborosas, o molho de espinafres que é apanhado no dia anterior, a abóbora cortada na hora. É tão saborosa que não sentimos falta nem da carne nem do peixe e, claro, é muito nutritiva. Esta receita é uma óptima sugestão para uma refeição vegetariana.

Ingredientes (para aproximadamente 4 pessoas)
1 alho francês
2 cenouras grandes
200g de abóbora
500g de espinafres
150g de cogumelos frescos
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 embalagem de 200 ml de molho bechamel
1 embalagem de 200 ml de natas para culinária
1 embalagem de massa para lasanha fresca (costumo utilizar da marca Pingo Doce)
Queijo mozzarella ralado q.b.
Queijo emmental ralado q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Preparação:
Arranjar os espinafres, cortar as cenouras e o alho francês às rodelas. Lavar e fatiar os cogumelos, cortar à abóbora em pedaços pequenos e reservar tudo.
Alourar em azeite o alho e a cebola picados, juntar o alho francês e as cenouras e deixar cozinhar um pouco. De seguida, adicionar o abóbora, os cogumelos e os espinafres, deixando cozinhar durante cerca de 10 minutos, em lume brando. Temperar com sal e pimenta.
Num recipiente, misturar o molho bechamel e as natas e temperar com sal e pimenta.
Num tabuleiro de ir ao forno e à mesa, untado com azeite, colocar uma camada de folhas de lasanha, lado a lado, evitando que fiquem sobrepostas. Tapar com os legumes e regar com um pouco da mistura do molho bechamel. Repetir a operação até acabarem os ingredientes, terminando com uma camada de folhas de lasanha, regadas com bechamel. Polvilhar abundantemente com queijo ralado.
Levar a gratinar em forno a 200ºC, durante aproximadamente 30 minutos.

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.