quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bacalhau gratinado

Supostamente o jantar seria peixe no forno, não fosse eu ter-me esquecido de colocar o mesmo a descongelar. Na falta deste, e não me apetecendo carne, sobrou para escolha o bacalhau. Nestas situações, imprevistas, dá jeito ter em casa umas migas de bacalhau. Juntei-lhes umas batatas, cenouras e molho bechamel, obtendo deste modo um bacalhau gratinado muito saboroso.

Ingredientes (2 doses)
200g de migas de bacalhau
2 dentes de alho
1 cebola
2 batatas grandes
2 cenouras
200 ml de molho bechamel
Sal, pimenta preta e noz-moscada q.b.
Azeite q.b.
Pão ralado q.b.
6 camarões

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Descascar as batatas e cortá-las em cubos, cozendo-as temperadas com sal. Depois de cozidas, escorrer a água e reservar.Passar as migas de bacalhau por várias águas, até eliminar o sal, desfiar e reservar.
Retirar a casca às cenouras e cortá-las em fatias muito finas. Numa frigideira, alourar o alho e a cebola picados em azeite, juntar a cenoura e o bacalhau e deixar cozinhar por 10 minutos. Adicionar as batatas e o molho bechamel, rectificar o sal e temperar com pimenta preta, moída na hora, e noz-moscada. Misturar tudo muito bem. Colocar o preparado num tabuleiro de ir ao forno, cobrindo com o pão ralado e os camarões. Levar ao forno a gratinar durante 15 minutos.

1 comentário :

  1. A solução que encontraste foi excelente, com peixe ou com bacalhau certamente resulta muito bem!

    ResponderEliminar