3 de novembro de 2010

Sopa para dias chuvosos

O Inverno já chegou... e com ele os dias de chuva, que eu detesto! Nestes momentos apetece-me comer uma sopa que me reconforte, o que para mim não poderá ser um simples caldo ou creme, mas sim uma sopa de “entulho”. A conjunção de legumes, massa e chouriço caseiro atribui a esta sopa uma diversidade de sabores, apropriada para o meu estado de alma.

Ingredientes
5 cenouras
1 alho francês
3 batatas médias
1 cebola
2 alhos
Meia chávena de ervilhas
½ chouriço de carne
Massa de aletria q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Cortar duas cenouras em cubinhos pequenos e reservar.
Cortar as restantes cenouras, batatas, cebolas, alho francês, e alhos em pequenos pedaços. Colocar num tacho os legumes e o chouriço, cobrir com água e temperar com sal, deixando cozer.
Num tacho à parte cozer as cenouras; quando a água estiver a ferver, colocar as ervilhas, deixar cozer a gosto e reservar.
Depois dos legumes cozidos, retirar o chouriço, triturá-los e rectificar a água (normalmente fervo água na chaleira eléctrica se for necessário), temperando com azeite. Partir a massa de aletria em pedaços pequenos, juntar ao caldo e deixar cozer por 5 minutos. Retirar a pele ao chouriço e parti-lo em pedaços pequenos. Por fim, juntar à sopa o chouriço, as cenouras e as ervilhas. Misturar tudo e rectificar se necessário os temperos.

2 comentários :

  1. Agora chegou o tempo delas. Cá em casa faço sempre sopa, seja frio ou calor, mas eu só como nos dias frios, não sei bem porquê mas é quando me sabe bem.

    ResponderEliminar
  2. e mesmo o tempo destas sopinhas que nos aquecem e consolam o estomago
    beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.