quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Batatas em camadas

O homem cá de casa sabe o quanto eu gosto de livros e revistas de culinária. E, frequentemente, lá recebo eu mais um livrinho! Esta receita saiu de uma dessas ofertas: Receitas populares de Batata, de Anne Wilson, livro esse com sugestões muito práticas. Pode ser servida como prato principal ou como acompanhamento mas, na minha opinião, serve perfeitamente como prato principal. E acompanhado com uma salada fica óptimo!

Ingredientes
1 batata-doce média
4 batatas médias
1 alho francês
100g de bacon aos bocados pequenos
2 colheres de sopa de farinha
200 ml de natas
100 ml de leite
Azeite q.b.
Pimenta q.b.
Queijo emmental

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º.
Descascar e cortar as batatas com cerca de 1 cm de espessura; cortar ainda o alho francês em fatias finas. Aquecer azeite numa frigideira, refogar o alho cerca de 5 minutos, juntar o presunto e fritar por mais 3 minutos. Polvilhar com farinha e mexer bem. Untar uma travessa funda de ir ao forno e dispor camadas alternadas de batatas e alho francês, juntando de seguida o bacon.
Num recipiente, misturar as natas com o leite e temperar com sal e pimenta. Deitar a mistura por cima das batatas e levar ao forno coberto com uma folha de alumínio, durante 50 minutos. Ao fim de 40 minutos retirar a folha e polvilhar com queijo emmental, deixando o tempo restante a gratinar.

2 comentários :

  1. Um acompanhamento diferente, mas mesmo muito apetitoso.

    ResponderEliminar
  2. un marido que pensa em tudo
    deu-te um belo presente as batatas estao optimas
    beijocas

    ResponderEliminar