4 de novembro de 2011

Broinhas de milho com torresmos


Com esta chuva, que veio anunciar a chegada do Inverno, só apetece ficar em casa e ligar o forno, para confeccionar uma bela broa para o lanche. Eu adoro amassar massa e fazer pão, mas estas broinhas não foram feitas para um lanche, e sim para uma aniversariante que gosta muito de pão com torresmos.
aqui vos deixei a receita dos torresmos, hoje dou-vos a conhecer a receita da broa de milho. Ficam umas broinhas muito saborosas e, se não tiverem os torresmos, podem adicionar chouriço ou até fazerem-nas simples. Experimentem, vão ver que vale a pena.

Ingredientes
420g de farinha de milho
420g de farinha de trigo
600ml água quente
25g fermento de padeiro fresco
15g de sal

Preparação
Colocar a farinha de milho numa tigela grande, ou num alguidar, e deitar, aos poucos, água bem quente sobre a farinha. Ir mexendo com uma colher de pau até a farinha estar completamente húmida (mas atenção, não deixar ficar mole, deve ficar consistente!). De seguida, diluir o fermento num pouco de água quente. Verter sobre a farinha de milho e juntar a farinha de trigo e o sal.
Envolver as duas farinhas com as mãos até ficar bem ligada. A massa deve ficar consistente e deve conseguir-se facilmente formar uma bola. Deixar a massa descansar por duas horas, polvilhando com um pouco de farinha de trigo e cobrindo com um pano e mantas, para que permaneça quente. Depois da massa levedar, é só formar umas bolinhas do tamanho que pretendam, abrir ao meio e rechear com os torresmos (polvilhar a massa com farinha e as mãos, para não pegar).
Levar ao forno a 200ºC durante 20 minutos. Colocar dentro do forno uma tigela com água, para o forno manter-se húmido e não secar a massa.

Receita original: Vai uma fatia?

3 comentários :

  1. Ficaram óptimas, com uma cor magnífica.
    Eu optaria por fazer simples ou com outro recheio.

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas :) eu adorava porque sou perdida por torresmos. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro adoro...broa com torresmos, lindas as tuas broinhas...bjs

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.