15 de novembro de 2011

Bacalhau com espinafres gratinado


Com o frio a começar a dar um ar da sua graça, apetece ligar o forno para aquecer o ambiente. Se juntarmos a isso uma comida reconfortante, melhor ainda. É o caso deste bacalhau, do qual já encontrei na blogosfera outras receitas semelhantes. No entanto, quase todas levavam batata, e eu optei em não colocar, tendo ficado igualmente “rico” e saboroso por demais. Nesta ocasião, utilizei bacalhau já cozido, mas podem optar por utilizar migas de bacalhau.

Ingredientes (4 doses)
2 postas de bacalhau cozido e limpo de espinhas
1 molho de espinafres frescos
2 ovos cozidos
200ml de molho bechamel
1 cebola grande
2 dentes de alho
Tostas de trigo q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeitonas recheadas q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Lavar muito bem os espinafres, retirar os troncos e reservar. Triturar as tostas de milho numa trituradora (se não tiverem, podem sempre colocar as tostas num saco resistente e bater com o rolo da massa até ficar em migalhas). Cortar a cebola em rodelas finas, picar o alho e levar a refogar em azeite.
Quando a cebola estiver “murcha”, adicionar o bacalhau e deixar estufar por 5 minutos. De seguida, colocar os espinafres e deixar estufar até estes estarem cozinhados (cerca de 5 minutos). Adicionar o molho bechamel, envolver tudo muito bem, temperar com sal e pimenta e colocar num tabuleiro. Dispor por cima os ovos, cortados às rodelas finas, e polvilhar com as tostas trituradas. Guarnecer com azeitonas e levar ao forno, a gratinar, durante 20 minutos.

4 comentários :

  1. Excelente, eu ia gostar muito desta comidinha. Bjs

    ResponderEliminar
  2. QUE DELICIA, GOSTO MUITO DE PRATOS COM BACALHAU.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Isto hoje na blogoesfera é um regalo com tanto prato bom de bacalhau! Nunca experimentei com espinafres, mas a combinação parece-me optima :)
    bj* boa semana*

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.