1 de outubro de 2013

Bolo de ameixa

Eu gosto do Verão e gosto do Inverno, mas este clima actual está a deixar-me com os cabelos em pé. Calor combinado com chuva miudinha tira-me do sério e esta humidade dá comigo em doida. Pois… já devem ter reparado que, por estas bandas, o humor não está muito bom. Para melhorar, só mesmo uma fatia deste bolo, húmido devido às ameixas e super-crocante por causa do crumble. É mesmo uma combinação perfeita para me animar nestes dias. Se quiserem animar o vosso dia, experimentem!

Ingredientes para o crumble
80g de manteiga
100g de farinha
80g de açúcar
1 vagem de baunilha (só as sementes)

Ingredientes para o bolo
2 gemas
4 ovos
300g de açúcar
200g de Becel líquida
30ml de vinho do porto
300g de farinha
1 colher de chá de fermento para bolos
200g de ameixa branca (em pedaços)

Preparação do crumble
Colocar todos os ingredientes na picadora e triturar, de modo a ficar com uma textura granulosa. Reservar.

Preparação do bolo
Untar uma forma com 20cm, de fundo amovível, com manteiga. Bater os ovos, as gemas e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. De seguida, adicionar a Becel e o vinho do Porto e voltar a bater até estar tudo incorporado. Adicionar a farinha e o fermento e bater novamente. Por último, adicionar as ameixas e envolver tudo com uma colher de pau. Colocar a massa na forma, distribuir o crumble por cima e levar ao forno, pré-aquecido a 180ªC, durante cerca de uma hora. Servir morno ou então já frio com uma bola de gelado. 

Receita original: Revista Bimby de Setembro 2013

3 comentários :

  1. Que belo bolinho, perfeito para estes dias chuvosos

    ResponderEliminar
  2. Hum, hum que bolinho delicioso e bonito, aquele crumble parece ser mesmo uma tentação.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu também estou a precisar de uma fatia desse bolinho para me animar!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.