terça-feira, 22 de outubro de 2013

Puré de batata-doce e castanhas para acompanhar chambão estufado


Pois é, parece que foi desta que o Outono veio para ficar. As castanhas já começam a aparecer, as folhas vão-se soltando das árvores e, cá por casa, já vou preparando refeições com ingredientes desta época.
Adoro o cheiro das castanhas, da erva-doce e já conto os dias para a preparação das broas dos santos.  Tendo encontrado esta receita de puré de castanhas e batata-doce no Cinco Quartos de Laranja, fiquei logo com vontade de experimentar. Para isso, precisava de algo à altura e foi assim que me lembrei do chambão estufado. O molho da carne, e as cenouras a desfazerem-se, combinaram fantasticamente com esse puré. A carne ficou muito boa, mas fiquei totalmente rendida a este puré, pois é mesmo muito bom. Experimentem!  
  
Ingredientes para o puré
600g de batata-doce descascada
300g de castanhas congeladas
1 cebola
2 dentes de alho
1l de água
0,5 dl de azeite
1 dl de natas
Noz-moscada q.b.
Sal q.b.
Ingredientes para a carne estufada
1kg de chambão
1 cebola picada
3 cenouras grandes
2 dentes de alho
2 tomates maduros (sem pele e sem grainhas)
1 copo de vinho branco
1 copo de água
1 colher de café de pimentão-doce
1 colher de sopa de salsa seca picada q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação do puré
Colocar numa panela a batata-doce, descascada e cortada em pedaços pequenos, juntamente com as castanhas, os dentes de alho e a cebola cortada em pedaços. Temperar com sal e tapar com a água. Levar ao lume e deixar cozinhar. Assim que estiver cozido (cerca de 40 minutos), retirar do lume e escorrer. Colocar os legumes cozidos num robot de cozinha, juntamente com o azeite, as natas, o sal e a noz-moscada a gosto. Reduzir a puré.

Preparação do chambão
Fazer um refogado com a cebola picada, o alho picado e o azeite. Quando a cebola estiver “murcha”, adicionar o tomate picado, as cenouras cortadas a gosto e o vinho branco. Deixar cozinhar em lume brando durante 5 minutos. Por fim, adicionar a carne, a água e temperar com sal, pimenta, a salsa e o pimentão-doce. Deixar estufar a carne em lume brando pelo menos durante uma hora, ou até a carne separar-se do osso. 

5 comentários :

  1. Deve ser mesmo bom!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ai que bom...
    Se soubesses como tenho saudades de uma comidinha com castanhas! hmmm.

    ResponderEliminar
  3. Fantástica sugestão, original! :)
    Parabéns pelo blog, agora que o descobri, não vou o perder mais de vista :)

    ResponderEliminar