14 de maio de 2013

Risotto de cuscus



Esta receita foi retirada do último livro de Nigella Lawson, Nigelissima. Ela chama-lhe uma “inspiração italiana instantânea”, com receitas muito fáceis. Fiquei muito curiosa com esta receita, pois nunca tinha visto preparação de massa pelo método da “absorção”. De facto, estamos habituados ao método de cozedura da massa em bastante água e em ebulição. Fiquei mesmo rendida a este método e a esta receita, pois ficou simplesmente fantástico.
A receita original é preparada com massa pevide mas, como não tinha na despensa, utilizei a que tinha: cuscus. Resultou numa refeição rica de sabores, com uma textura aveludada, como se pretende de um risotto, mas neste caso em versão massa. Experimentem, pois é brilhante!

Ingredientes
50g de bacon (cortado em cubos)
½ chávena de chá de ervilhas congeladas
1 ¼ chávena de chá de massa de cuscus  
2 ½ xícaras de água a ferver
1 colher de sopa (bem cheia) de manteiga 
3 colheres de sopa de queijo parmesão (ralado na hora)
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Aquecer o azeite numa panela.  Adicionar o bacon e deixar cozinhar até este ficar crocante. Juntar as ervilhas e misturar.  De seguida, colocar a massa e mexer. Adicionar a água a ferver, juntamente com uma pitada de sal. Deixar ferver, baixar o lume e cozinhar até que todo o líquido seja absorvido, mexendo de vez em quando (só deve levar cerca de 8-10 minutos). Se for necessário, adicionar mais um pouco de água a ferver. Adicionar a manteiga e o queijo parmesão fresco ralado e envolver. Servir de imediato.

2 comentários :

  1. Ando super curiosa com esse livro, ainda mais depois de ver o programa.
    A tua adaptação ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  2. Fantástico prato!*

    Gostei muito, bem original...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.