24 de maio de 2013

Bolo de claras |receita de David Lebovitz|



Como está aí à porta mais um fim-de-semana, e sabe bem ter um bolinho para o receber, deixo-vos hoje esta sugestão. Com três vantagens: óptimo para reciclar claras, que estejam perdidas no frigorífico ou no congelador; não leva gemas, o que é óptimo para quem tem problemas de colesterol e a melhor de todas, que é ser um bolo muito, muito fofo. Experimentem!

Ingredientes
130g de farinha de trigo sem fermento
200g mais 100g de açúcar
½  colher de chá de sal fino
12 claras (à temperatura ambiente)
1 colher de chá de cremor de tártaro
2 colheres de chá de sumo de limão
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Utilizando uma forma de chaminé com 23 cm, não a untar mas sim forrar o fundo com papel vegetal. Numa tigela pequena, peneirar a farinha de trigo, 100g de açúcar e o sal.
Na tigela da batedeira, começar a bater as claras em velocidade média. Quando estas se tornarem espumosas, adicionar o cremor de tártaro e o sumo de limão. Aumentar a velocidade para alta e continuar a bater as claras em neve, até que estas comecem a manter a sua forma em suaves picos. Gradualmente, adicionar o restante açúcar em poucas quantidades de cada vez (as claras devem ficar fofas, por isso não se deve bater muito).
Por fim, misturar a baunilha. Com uma espátula de borracha, envolver a farinha em pequenas quantidade de cada vez, tendo o cuidado de não bater a massa, apenas a envolver. Colocar a massa na forma e alisar a superfície, levando depois ao forno durante 35 minutos.
Retirar do forno e inverter a forma, deixando arrefecer em cima de um púcaro pequeno (a ideia é manter o bolo invertido, deixando apenas o funil da forma e o púcaro em contacto, em equilíbrio, até arrefecer). Desenformar e polvilhar com açúcar em pó.


6 comentários :

  1. Perfeito este bolo.
    Gosto de bolos assim grandes:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e com um aspeto tão apetitoso este teu bolinho. Uma delícia para acompanhar uma fumegante chávena de chá.
    Bjnhos e um doce final de semana.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que lindo!!!! Adorei a receitas pois as vezes tenho muitas claras na geladeira e não sei o que fazer com elas.
    Beijinhos,
    Fernanda.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilhoso Angel Food cake! Lindo!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.