18 de maio de 2012

Pecado



Quem me conhece sabe que adoro gelados e, se forem caseiros e bem cremosos, melhor ainda. Resolvi confeccionar este bolo para acompanhar o gelado e, para completar o ramalhete, juntei uns morangos, para dar frescura. Além do mais, o gelado de nata é uma boa maneira de utilizar as claras que por vezes sobram de outras receitas.
Para dar um leve travo de baunilha, utilizei açúcar baunilhado, feito por mim em casa (basta colocar num frasco o açúcar, juntamente com um favo de baunilha aberto ao meio, deixando a repousar no mínimo uma semana). Posso dizer-vos que foi um pecado de guloseima muito grande, mas muito saboroso. Experimentem!

    Gelado de nata
Ingredientes
100g de açúcar baunilhado
1 pitada de sal
3 claras
400ml de natas frescas*

Preparação
Bater as claras com uma pitada de sal, até ficarem firmes. De seguida, bater as natas até ficarem firmes, adicionando no fim o açúcar aos poucos. Envolver as natas com as claras, com a ajuda de uma vara de arames. Levar à máquina de gelados, ou, em alternativa, colocar no congelador e ir batendo, com a batedeira, várias vezes durante a solidificação. Quanto mais for batido, mais cremoso ficará.

*Para montar as natas frescas é necessário que tenham, no mínimo, 35% de gordura. Devem estar bem frias, caso contrário não montam.

    Bolo delícia de chocolate (fonte: receitas para Bimby)
Ingredientes
200g de açúcar
250g de chocolate em barra
250g de manteiga
6 ovos
50g de farinha


Preparação
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de mola, com 20cm de diâmetro. Bater as claras com uma pitada de sal até ficarem firmes e reservar. Em banho-maria, derreter o chocolate juntamente com o açúcar e a manteiga. Quando for obtida uma mistura lisa e brilhante, retirar do lume e adicionar as gemas uma a uma, batendo com a vara de arames entre cada adição. Adicionar a farinha e misturar com uma espátula. Por fim, envolver as claras na massa. Deitar na forma e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante aproximadamente 10 minutos. Mal esteja cozido dos lados, retirar do forno. 

Servir o bolo com uma bola de gelado, morangos e polvilhar com açúcar em pó.

3 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.