22 de maio de 2012

Pão-de-ló de Freitas


Este pão-de-ló é feito na zona de Amarante e manda a tradição que seja feito na Páscoa.  O bolo é um elo essencial na repetição de um ritual antigo, durante o qual o padrinho oferece por tradição o pão-de-ló ao seu afilhado. Mas, como devem saber, existem pelo nosso Portugal inúmeras receitas de pão-de-ló. No entanto, esta despertou o meu interesse devido a um dos seus ingredientes, nomeadamente a farinha de arroz. Só há pouco tempo é que introduzi esta farinha cá em casa, mas tenho ficado muito satisfeita com o resultado nos bolos.
Esta foi mais uma experiência e posso dizer-vos que fica um pão-de-ló muito fofinho, o qual se mantém assim por alguns dias. Experimentem!

Ingredientes
8 ovos
350g de açúcar
100g de farinha de arroz
100g de fécula de batata
1 colher de chá de fermento

Preparação
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Separar as gemas das claras, bater estas até ficarem em castelo firme e, de seguida, reservar. Bater as gemas com o açúcar durante cerca de 6 minutos. Adicionar as claras às gemas, tendo o cuidado de não bater mas sim envolver. Por fim, envolver as farinhas peneiradas com o fermento (ter sempre o cuidado de não bater a massa). Colocar a massa numa forma de chaminé, untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno durante cerca de 30 minutos.

Se quiserem saber um pouco mais da história do pão-de-ló, basta ler este artigo de Virgílio Gomes

6 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.