11 de maio de 2012

Fofos de salmão com batatas em molho fresco


Como já aqui antes referi, cá em casa a comida é coisa que não se estraga, recicla-se. Tendo eu um pedaço de salmão assado no forno, que tinha sobrado de um jantar, decidi fazer estes fofos. Para acompanhar, nada melhor que uma salada de batata fresca, que sabe mesmo bem, principalmente agora que os dias já aqueceram.
Esta foi a ementa para o primeiro jantar na varanda, esperando que seja o primeiro de muitos, pois já estava a desesperar com a falta de calor. Bem-vindo Verão, espero que tenhas vindo para ficar!

Ingredientes (2 doses)
4 batatas médias
Salmão q.b.
1 colher de sopa de farinha
1 ovo
3 colheres de sopa de leite
Salsa picada q.b.
Sal e pimenta q.b.
Óleo para fritar q.b.

Molho
1 iogurte natural
1 colher sopa de maionese
1 colher sopa de molho de alho
Algumas gotas de sumo limão
Sal q.b.
Sementes de mostarda q.b.
Salsa e hortelã picada q.b.

Preparação
Cozer as batatas temperadas com sal, retirar a casca, cortar às rodelas e reservar. Para preparar o molho, juntar os ingredientes todos e envolver muito bem, adicionar às batatas e reservar no frigorífico.
Desfazer o peixe em lascas e, numa tigela, bater o ovo, adicionar o peixe, de seguida a farinha, a salsa picada e por último o leite, envolvendo tudo muito bem. Temperar com sal e pimenta. Colocar óleo abundante a ferver e, quando este estiver bem quente, deitar colheradas de massa. Virar quando estiverem lourinhas, retirar e escorrer muito bem em papel de cozinha.  Retirar a salada do frigorífico, guarnecer com mais um pouco de salsa, picada na hora, e servir com os fofos. 

4 comentários :

  1. EU adoro ter sobras de peixe!
    Fiquei com muita vontade de experimentar essas batatas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ADORO SALMÃO E ESSES FOFOS AGRADARAM-ME ,ALIAS NESSE PRATO ESTA TUDO PERFEITO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJ

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.