10 de maio de 2012

Brioche de forma


Posso desde já dizer-vos que este brioche fica extremamente fofinho, durando alguns dias com uma consistência fofa. Podem também cortar em fatias depois de frio e congelarem, acondicionando bem no congelador. Depois, é só retirar, deixar descongelar à temperatura ambiente e está pronto a comer.
Costumo fazer cá em casa pão de brioche na máquina do pão, com farinha pré-preparada, e costuma ficar saboroso, mas este ficou muito melhor. Experimentem!

Ingredientes
150g de leite
1 pitada de sal
50g de açúcar
50g de manteiga
3 gemas
20g de fermento padeira fresco
400g de farinha
Leite q.b. para pincelar.

Preparação
Aquecer o leite com a manteiga até ficar morninho, dissolvendo em seguida o açúcar e o sal. Colocar a mistura na tigela da batedeira e, com a ajuda dos dedos, dissolver o fermento. Adicionar as gemas batidas e, com uma colher de pau, envolver tudo muito bem. Por fim, adicionar a farinha e, com o gancho de amassar da batedeira, amassar a massa durante 2 minutos. Untar uma forma de bolo inglês com manteiga, polvilhar com farinha e colocar a massa. Abafar bem a forma com um cobertor (costumo utilizar um pequeno cobertor de polar) e deixar repousar cerca de meia hora, até dobrar de volume. Pré-aquecer o forno a 50ºC, pincelar a massa com leite e levar ao forno a esta temperatura durante 20 minutos. Ao fim desse tempo, aumentar o forno para 180ºC e deixar cozer por mais 25 minutos. Retirar do forno, colocar sobre uma grelha durante 5 minutos e depois desenformar. 


6 comentários :

  1. QUE DELICIA DE BRIOCHE ,FICOU PERFEITO.
    BJ

    ResponderEliminar
  2. Ficou mesmo apetitoso, com uma fatia de queijo sabia tão bem!

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto tanto de brioche, ficou com uma cor fantástica o teu brioche.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro brioche e o teu ficou lindo, assim nesse formato, gostei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estive para fazer esta semana na bimby mas como não tinha todos os ingredientes, este tem um optimo aspecto.

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.