9 de novembro de 2011

Peito de frango recheado acompanhado por mimos de batata e cenoura


Não se assustem com o tamanho da descrição da preparação desta receita. Apesar de ter muitos passos, de complicado não tem nada. O tempo de preparação é de cerca de uma hora, mas é um tempo bem empregue. Os mimos de batata e cenoura são muito saborosos, além de serem uma maneira de fugir à rotina do típico puré de batata. E para os miúdos são uma boa opção, já que assim comem cenoura. Quanto à carne, já aqui vos deixei anteriormente outras opções semelhantes, mas o molho é que faz mesmo a diferença.

Ingredientes ( 2 doses)
2 bifes de frango grandes
½ maçã ralada
2 fatias de queijo
1 colher de sopa de mostarda
Sumo de ½ laranja
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 dente de alho

Puré de batata
2 batatas
2 cenouras
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
6 colheres de sopa de leite
1 ovo
Sal, noz-moscada, pimenta branca q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Cozer as batatas juntamente com as cenouras e sal, e de seguida reservar. Temperar os bifes com sal e pimenta. Para rechear, estender cada um em cima de folha de alumínio, colocando primeiro uma fatia de queijo, depois a maçã ralada e por fim enrolar com o alumínio. Levar os rolos ao forno num tabuleiro, durante 20 minutos (o processo de levar primeiro os rolos ao forno, enrolados em folha de alumínio, serve para a carne ‘colar’; assim, não é preciso colocar palitos ou enrolar em cordão, ficando além disso mais bonitos).
Retirar os rolos do forno e do tabuleiro, deixando arrefecer um pouco (o tempo necessário para conseguir agarrar na folha de alumínio sem se queimar), e desenrolar os embrulhos. Numa tigela, juntar o sumo de laranja e a mostarda, misturando tudo muito bem com um garfo.
Numa frigideira, colocar duas colheres de sopa de azeite e um dente de alho esborrachado, deixar o azeite absorver o sabor do alho, adicionar os rolos e deixar alourar em ambos os lados. Por fim, adicionar o molho e deixar estar em lume brando por 5 minutos.
Enquanto a carne está no forno, passar as batatas e as cenouras pelo passe-vite. Colocar num tacho, adicionar a manteiga, o leite e o ovo batido previamente, e levar a lume brando para incorporar. Temperar a gosto, colocar o puré num saco de pasteleiro e dispor pequenos montinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal. Quando retirar os rolos do forno, reduzir a temperatura para 180ºC e introduzir os mimos de puré, deixando estar por 10 minutos a gratinar.
Acompanhar com laranja às rodelas.

3 comentários :

  1. Bem, ver isto a esta hora, até já me deu vontade de dar uma trinca.
    Ficou ótimo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Uma sugestão certamente bem apetitosa, gostei imenso do aspecto da carne.

    ResponderEliminar
  3. Que bela receita. Ainda por cima o frango é uma coisa que se come bastante, portanto esta é uma boa forma de variar. E o molho parece ser uma delícia :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.