7 de novembro de 2013

Queijo Chèvre com broa de milho e compota de tomate verde

Hoje trago-vos uma entrada muito simples de preparar. No entanto, se não quiserem preparar a compota, poderão utilizar outra (para mim, esta é a ideal para acompanhar queijos), pois certamente irá ficar igualmente saboroso. Quanto à minha versão, o sabor forte do queijo contrasta com a doçura do tomate verde, enquanto a broa de milho, estaladiça, dá o toque final. Experimentem!

Ingredientes
Compota de tomate verde
1 queijo palhais Chèvre
Broa de milho

Preparação
Cortar a broa de milho em fatias com 1 cm e, com um cortador redondo do tamanho do queijo, retirar discos de broa. Torrar numa torradeira, dispor fatias do queijo Chèvre por cima dos discos e finalizar com compota de tomate verde.

 Preparação da compota
Ingredientes
1kg de tomate verde
600g de açúcar
½ limão
Preparação
Lavar muito bem os tomates e retirar os pedúnculos. Cortar os tomates em pequenos cubos e dispor em camadas intercaladas com o açúcar, num tacho de fundo pesado. Tapar e reservar de um dia para o outro. Retirar a casca amarela do limão e o sumo e colocar no preparado anterior.  Levar a ferver sobre lume muito brando, até atingir o ponto de estrada (para isso, basta colocar um pouco de compota num prato e deixar arrefecer um pouco, passando depois a ponta do dedo; se abrir uma ‘estrada’, o doce está no ponto). Encher os frascos já esterilizados (para isso, basta lavar muito bem os ditos com água quente e levá-los ao forno quente durante 10 minutos). Para melhor conservação do doce, inverter os frascos com o doce ainda bem quente e utilizar preferencialmente uma tampa metálica. Depois de frios, endireitar os frascos e guardá-los num local fresco e seco.

4 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.