26 de novembro de 2013

Fritos de maçã com molho de caramelo


Quem me conhece, sabe da minha intolerância ao frio, pois devo ser a pessoa mais friorenta do mundo. Mas adoro o Inverno, com a lareira acesa e as comidas de conforto. Assim, quando encontrei a receita destes fritos de maçã, só me fez pensar em comida de conforto. E não me enganei, pois são super saborosos e fofinhos! O molho de caramelo dá um óptimo toque final e, de facto, aqueceram-me a alma e o estômago também. Experimentem!

 Ingredientes (4 doses)
1 chávena de chá de açúcar 
3 colheres de sopa de manteiga 
1/4 de chávena de chá de água 
4 colheres de sopa de moscatel de Setúbal (a receita original leva rum)  
1/2 colher de chá de vinagre de maçã 
6 colheres de sopa de natas 
2 maçãs reinetas grandes
1 + 1/2 chávena de chá de farinha de trigo 
1 colher de chá de fermento em pó 
1 ovo grande
 
3/4 de chávena de chá de cidra de maçã 
Óleo de milho para fritar 
Açúcar em pó q.b.

Preparação
Começar por preparar o molho, aquecendo o açúcar num tacho de fundo pesado. Quando aquele começar a ficar dourado, adicionar a manteiga, a água, o vinagre e as natas, envolver bem com uma vara de arames até ficar homogéneo, retirar do lume e reservar.  Descascar as maçãs, retirar os caroços com um descascador de caroços e cortar às fatias. Numa tigela, colocar a farinha, o ovo, o fermento e a cidra. De seguida, mergulhar as fatias de maçã na massa. Aquecer o óleo numa panela grande e fritar a maçã até dourar. Deixar escorrer em papel absorvente. Por fim, polvilhar com açúcar em pó e servir quente com o molho.


2 comentários :

  1. Eu adoro esses fritos!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.