1 de novembro de 2013

Doce ou travessura


Hoje é dia de Todos os Santos. Por tradição, as crianças saem à rua batendo de porta em porta, pedindo o Pão por Deus. Mas este ano a tradição já não vai ser a mesma… Tenho pena que as tradições se vão perdendo no tempo mas, por outro lado, vamos adoptando as tradições de outros países, neste caso, o Halloween.
Cá em casa, a tradição vai manter-se: as broas dos Santos vão ser feitas e faço questão de dar o Pão por Deus às crianças da minha vida. Mas as bruxas também passaram por cá e eu decidi fazer-lhes um bolo horripilante de bom, com chocolate pecaminoso e creme de mascarpone assustador. Experimentem!

Ingredientes
6 ovos
2 chávenas de chá de açúcar 
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de água a ferver
1 chávena de chá (mal cheia) de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento
1 colher de café bem cheia de bicarbonato de sódio
200g de queijo mascarpone
200ml de natas
70g de açúcar em pó
Corante laranja
50g de chocolate de culinária


Preparação do bolo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas de 18cm com manteiga, polvilhar com farinha e reservar. Bater os ovos com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado e aumentar de volume. Adicionar a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio, de seguida o óleo, o chocolate em pó e, por fim, a água a ferver, batendo sempre muito bem entre cada adição. Colocar a massa nas formas e levar ao forno durante cerca de 40 minutos.

Recheio e cobertura
Preparar o creme mascarpone
Colocar numa tigela o mascarpone e as natas e, com a batedeira eléctrica, bater em velocidade média até ficar em creme. Sem desligar a batedeira, adicionar o açúcar, continuando a bater até resultar um creme espesso. Adicionar umas gotas de corante e envolver muito bem.
Depois do bolo esfriar, desenformar, aparar a parte de cima (de modo a ficar uniforme). Sobrepor os bolos, intercalando com o recheio, cobrindo depois o bolo e as laterais com o recheio.  

Para fazer as aranhas de chocolate, derreter o chocolate em banho-maria e, quando este estiver líquido, colocar num saco de pasteleiro. Depois, cortar o bico do saco e distribuir o chocolate em cima de papel vegetal com as formas desejadas. Levar ao frigorífico até solidificar. 

4 comentários :

  1. Bem... acho que me vou mascarar de bruxa e bater à tua porta :)
    Para claro, comer uma fatia desse bolo!
    Ficou lindo.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Ficou um bolo com uma encantada apresentação...adorei a tua ideia!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.