quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Bolo de chiffon e curd de limão


Framboesas com curd limão é uma daquelas combinações que explode na nossa boca, tão bom que nem consigo descrever. A juntar a isto, um bolo super-fofo e temos como resultado a combinação quase perfeita. Pois, de facto, só ficou mesmo perfeita quando adicionei amêndoas laminadas. É um bolo perfeito para festejar mais um aniversário! Experimentem!  

Bolo chiffon 
Ingredientes para bolo
6 ovos (claras e gemas separadas)
225g de açúcar
185g de farinha para bolos com fermento
45ml de óleo vegetal
Sumo de ½ limão
60ml de água
1 colher de café de cremor tártaro
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de café de sal

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa frigideira anti-aderente, em lume muito brando, tostar ligeiramente a amêndoa e reservar. Forrar o fundo de duas formas redondas de 20cm com papel vegetal, mas não untar as ditas formas. Numa tigela média, misturar as gemas, o óleo, o sumo de limão e a água. Bater as claras com o cremor tártaro, em velocidade média, até fazerem espuma. Aos poucos, juntar 100g do açúcar e continuar a bater até formar picos moles.
Peneirar a farinha, o açúcar restante, o bicarbonato e o sal numa tigela bem grande e misturar tudo. Fazer um buraco no centro e nele despejar a mistura de gemas. Mexer, com uma colher de pau, até formar uma pasta. Juntar ¼ das claras batidas e misturar de baixo para cima, levemente, para dar leveza à massa. Adicionar as claras restantes e misturar delicadamente. Dividir a massa entre as formas preparadas.
Levar ao forno durante 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo. Deixar os bolos arrefecerem completamente. Para desenformar, passar uma faca nas laterais das formas e invertê-las, de modo a soltar os bolos. Retirar o papel vegetal com cuidado.

Curd de limão
Ingredientes
200ml de sumo de limão
3 ovos
150g de açúcar
75g de manteiga
1 colher de sopa (bem cheia) de amido de milho (Maizena)
Raspas de 1 limão

Preparação
Num tacho de fundo espesso, bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Adicionar o sumo e raspas de limão, a manteiga e o amido de milho. Levar a lume médio-baixo, mexendo sempre com um fouet, até engrossar. Deixar arrefecer  e colocar no frigorífico até usar.

Montagem do bolo
Colocar um dos bolos num prato ou suporte. Espalhar o curd de limão, colocando de seguida o segundo bolo. Cobrir o todo o conjunto com curd de limão e levar ao frigorífico durante, pelo menos, duas horas. Para finalizar, distribuir a amêndoa pelas laterais e as framboesas no topo. 

6 comentários :

  1. Que bolo lindo! Deve ser uma maravilha!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    temos um grande passatempo no facebook! participa:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=705821982776483&set=a.705816672777014.1073741828.702561799769168&type=1&theater

    ResponderEliminar
  2. Está memso lindo e com uma apresentação fantástica, gostei muito.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Que lindo e apetitoso!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  4. Muito mas muito apetitoso...com uma apresentação magnifica, assim como o sabor também deve ser magnifico!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar