29 de abril de 2013

Folhados de salmão com batata-doce, courgette e alho francês

Para iniciar bem a semana, trago-vos mais uma sugestão de como reaproveitar alimentos que tenham sobrado de outras refeições. Neste caso, foi uma posta de salmão, à qual adicionei um punhado de lumes e massa filo. O resultado final foi uns folhados super-saborosos, práticos de confeccionar e óptimos para uma refeição mais leve. Experimentem!

Ingredientes
Massa filo q.b.
1 posta de salmão pequena desfiada (assada no forno)
1 dente de alho
1 alho francês grande
1 batata-doce
1 courgette
2 colheres de sopa de polpa de tomate
3 colheres de sopa de manteiga derretida
½ copo de vinho branco
1 colher de chá de orégãos secos
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação
Picar um dente de alho e levar a refogar ligeiramente em azeite, adicionando em seguida o alho francês cortado às rodelas, a batata-doce em cubos e a courgette (igualmente cortada em cubos), regar com o vinho e deixar estufar durante cerca de 15 minutos. Adicionar o tomate, o salmão e temperar com sal, pimenta e orégãos, deixando cozinhar durante 5 minutos. Reservar.
Na bancada, esticar a massa e cortar em rectângulos. Pincelar um dos retângulos com manteiga derretida e colocar outro por cima. Pincelar novamente com manteiga (deixando uma margem de 2 cm) e dispor o recheio. De seguida, enrolar as folhas como se fosse um travesseiro. Voltar a pincelar o pastel com manteiga, dobrar as pontas e polvilhar com sementes de sésamo. Repetir a operação até terminar o recheio. Colocar os pastéis no tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno, durante aproximadamente 15 minutos. Servir com salada.

4 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.