16 de maio de 2011

Pernil de peru com puré de batata-doce


Há já algum tempo que estava curiosa para experimentar puré de batata-doce. Numa ida ao talho, reparei nuns pernis de peru pequenos em exposição, com muito bom aspecto, e resolvi comprar. Como cá em casa gostamos muito de peru com puré, foi o momento ideal para experimental o puré de batata-doce. O peru preparei com bastante sumo de laranja, ou não estivéssemos nós no tempo delas, e ficou bastante saboroso e tenro. Já com o puré fiquei agradavelmente surpreendida, pois tinha um sabor fantástico. De certeza que vai voltar a ser repetido cá em casa…

Ingredientes
2 pernis de peru
2 laranjas
1 folha de louro
1 dente de alho picado
Sal q.b.
Salsa seca picada q.b.
Tomilho q.b.
Azeite q.b.

Acompanhamento
2 batatas-doces grandes
1 colher de sopa manteiga
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
100 ml de natas light culinária
1 colher de café de açúcar louro

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Colocar os pernis dentro de um saco de plástico e temperar com sal, alho, louro picado, salsa e tomilho. Regar com o sumo das laranjas e com azeite, deixando a marinar.
Colocar os pernis num tabuleiro regado com azeite e levar ao forno, tapado com papel de alumínio, durante cerca de 40 minutos.
Descascar as batatas e cortar aos cubos, levando a cozer a vapor ou em água. Colocar um tacho com as natas e a manteiga em lume brando e adicionar as batatas passadas por um passe-vite. Adicionar o açúcar e temperar com sal, além de pimenta e noz-moscada moídas na hora. Mexer muito bem até incorporar tudo. Servir de imediato.

2 comentários :

  1. Somi,
    Que maravilha de pernil... Esta com um aspecto delicioso, e com uma cor linda : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.