24 de maio de 2011

Jantar entre amigos | Pilau de frango |


Hoje venho apresentar-vos uma receita retirada de um dos meus blogues preferidos - As minhas Receitas. Fiz somente algumas adaptações aos ingredientes originais, mas quanto à preparação está tudo exactamente igual. Por isso, deixo-vos cópia integral da receita. O pretexto para a confecção desta receita foi um jantar cá em casa entre amigos. Tenho de admitir: as opiniões quanto ao sabor do arroz não foram unânimes, mas eu adorei! Partilhei com alguns dos meus amigos, agora partilho com vocês…

Receita Original - Aqui

Ingredientes (para 6 a 8 pessoas)
2 frangos cortados em pedaços pequeninos
3 chávenas (capacidade de 230ml) de arroz basmati
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de chá de salsa seca picada ( originalmente, 2 colheres de chá de coentros em pó)
1 colher de chá de cominhos em pó
2 colheres de chá de pó de caril
1 colher de chá de curcuma (açafrão das indias)
8 vagens de cardamomo esmagadas
1 pau de canela
2 colheres de sopa de tomilho seco (originalmente, 1 pernada de tomilho fresco)
1 cenoura
1 rama de alho francês
2 cravinhos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:
Coloque o frango aos pedacinhos numa panela, cubra de água e acrescente a cenoura, a rama do alho francês e tempere com os cravinhos e com sal. Leve ao lume e deixe ferver cerca de 40 minutos.
Retire depois os pedaços de frango e reserve-os. Coe o caldo da cozedura e reserve-o para fazer o arroz.
Entretanto leve um tacho ao lume com o azeite. Acrescente a cebola e os dentes de alho picados e deixe refogar. Acrescente as especiarias e as folhinhas do tomilho e deixe fritar 2 ou 3 minutos. Se necessário acrescente uma colher de sopa do caldo da cozedura do frango. Acrescente agora o arroz e envolva bem na mistura de especiarias deixando-o fritar um pouco. Tempere com sal e pimenta.
Coloque o arroz numa assadeira de louça ou de pirex e coloque por cima, numa só camada os pedacinhos de frango (para estas quantidades usei 2 assadeiras) e polvilhe o frango com uma pitada de pó de caril apenas para dar cor. (Se estiver a fazer o prato com alguma antecedência, poderá deixar ficar assim, e apenas juntar o caldo quente e colocar no forno a cozinhar cerca de 30 minutos antes de queres servir).
Leve o caldo de frango que reservou ao lume e deixe levantar fervura. Para as 3 chávenas de arroz basmati usadas, verta 6 chávenas de caldo de frabgo quente sobre o arroz e o frango e coloque de imediato no forno previamente aquecido a 200ºC. Deixe o arroz cozinhar, o que demorará cerca de 30 minutos - ou até o caldo se ter evaporado e o arroz estar sequinho.

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.