30 de maio de 2011

Pêssegos em calda


Cá em casa temos a sorte de ter sempre fruta, vinda directamente do pomar dos meus pais. Por vezes, é tal a quantidade, que eu tento encontrar soluções para não a estragar. Uma delas é fazer doces, outra é conservar em calda de açúcar. Assim, o Verão passado fiz pêssegos e ameixas em calda. Hoje deixo-vos aqui a receita dos pêssegos, um processo simples em que basta ter apenas alguma paciência, mas vale bem a pena pois, deste modo, conseguimos comer pêssegos todo o ano. Eu utilizo frascos herméticos, como podem ver na fotografia, mas podem utilizar de outro tipo, basta que vedem bem.

Ingredientes:
2 kg de pêssegos descascados
500g de açúcar
1 litro de água

Preparação
Tendo em atenção que os pêssegos não podem estar muito maduros, colocar os ditos pêssegos cortados às metades dentro dos frascos de vidro, enchendo ¾ dos mesmos. Levar a água a ferver com o açúcar, de modo a fazer uma calda ligeira. Colocar a calda dentro de cada frasco até encher. Fechar hermeticamente o recipiente e levar a pasteurizar durante 10 minutos.

Processo de pasteurizar:
Colocar os frascos dentro de uma panela alta, enrolando um pano de cozinha entre os frascos, de modo a que quando estiver a água a ferver não batam entre si. Cobrir os frascos com água de modo a ficarem bem submersos; quando a água começar a ferver, deixar estar durante 10 minutos. Deixar os frascos dentro de água até esta arrefecer. Limpar os restos pegajosos do exterior dos boiões, colocar rótulos e guardar num lugar fresco, seco, escuro e bem arejado.

1 comentário :

  1. Somi,
    Ficaram com uma cor linda esses pêssegos em calda.
    Ca em casa gostamos bastante : ) Que sorte a tua ainda por cima com fruta fresquinha : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.