20 de maio de 2011

Folar


Hoje trago-vos o folar que foi à mesa no domingo de Páscoa. A receita já vem fora de época, mas não deixa de ser uma boa sugestão para quem gosta de pão doce. Podem fazer a receita toda na máquina do pão, mas nesta ocasião apenas foi amassado na máquina, pois foi a cozer ao forno, após o ter decorado com os ovos cozidos. Quentinho logo pela manhã, barrado com manteiga… é uma verdadeira delícia!

Ingredientes
500g de Farinha Nacional para Pão Brioche
180 ml de água morna
1 ovo batido
1 colher de sopa de mel
1 colher café erva-doce
1 colher de sobremesa rasa de canela
Raspa de ½ limão

Preparação
Colocar os ingredientes na cuba da máquina, pela seguinte ordem: água, ovo, mel, erva-doce e canela, raspa de limão e, por fim, a farinha Nacional para Pão Brioche. Em seguida, seleccionar o programa ‘amassar’. Depois de o programa terminar, retirar a massa da cuba, colocar numa taça enfarinhada e cobrir com um pano. Pré-aquecer o forno a 100ºC, durante cerca de 10 minutos, e depois desligar, colocando a massa dentro do forno para levedar cerca de uma hora.
Retirar a massa e dividir em duas partes: uma maior para colocar os ovos, a outra para fazer as tiras para decorar o folar. Colocar a porção maior num tabuleiro, untado previamente, e decorar com 3 ovos cozidos, de modo a fazer um triângulo.
Com a porção mais pequena fazer quatro tiras e com 3 delas fazer uma trança para rodear os ovos. Dividir a última tira em 3 e colocar sobre os ovos. De seguida, pincelar com ovo batido. Levar ao forno previamente aquecido a 180º C, durante 25 minutos.

1 comentário :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.