21 de abril de 2014

Folar italiano













Por aqui, as festividades pascais já passaram, na companhia da família, com o tradicional borrego e os doces da época. Já aqui vos tinha deixado a receita deste ano do folar cá de casa, mas decidi experimentar outra receita e, tendo ficado muito contente com o resultado, não podia deixar de partilhar convosco. Podem guardar para o ano, mas aconselho vivamente a experimentarem por estes dias!  

Ingredientes
1 pacote de fermento seco  
300ml de leite
Pitada de sal
80g de manteiga amolecida
2 ovos batidos
1 colher de sobremesa de canela
100g de açúcar
700g de farinha tipo 65
1 ovo batido com 1 colher de chá de água
3 ovos
Sprinkles coloridos q.b.
  
Preparação
Para tingir os ovos, colocar 500ml de água a ferver num recipiente de vidro, juntamente com uma colher de sopa de vinagre e o corante verde. Depois, mergulhar os ovos até que estes adquiram a cor. Retirar e deixar secar.
Numa tigela grande, misturar o fermento, o leite morno (não quente), o sal, a manteiga, os ovos e açúcar. Adicionar cerca de metade da farinha e amassar até ficar homogéneo. Lentamente, adicionar a restante farinha para formar uma massa firme e que não esteja pegajosa. Colocar numa tigela untada, cobrir com película aderente e deixar levedar num local quente até dobrar (no mínimo, durante uma hora). Colocar a massa na bancada da cozinha e dividir em 6 pedaços.
Enrolar cada pedaço para formar uma tira. Juntadas duas peças, torcer para formar uma "trança", apertando as extremidades, em círculo.
Colocar num tabuleiro forrado com papel manteiga ou papel vegetal. Cobrir e deixar crescer até dobrar (processo que demorará cerca de uma hora). Pincelar a massa com o ovo, polvilhar com os sprinkles e, no meio de cada anel, colocar delicadamente um ovo. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos.

4 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.