27 de janeiro de 2014

Pão da preguiça


Com um fim-de-semana chuvoso, sem vontade de sair de casa, nem sequer para ir comprar pão, decidi confeccionar o dito. É que, cá em casa, apesar de eu não comer muito pão, ele não pode faltar. No entanto, não queria uma receita muito complicada, nem me apetecia utilizar a máquina do pão. Assim, tendo encontrado esta receita, resolvi adaptá-la, introduzindo 100g de farinha de milho, em vez da totalidade ser de trigo. O resultado foi um pão denso, cheio de sabor e com uma crosta bem crocante. Mais simples de fazer de fazer é impossível, experimentem!

Ingredientes
50ml de água de água morna
5g de fermento fresco
90g de farinha de trigo tipo 65
300ml de água morna
1 colher de chá de sal
400g de farinha trigo tipo 65
100g de farinha de milho
  
Preparação
Para preparar a massa de fermentação, dissolver o fermento em 50ml de água morna, adicionando de seguida 90g de farinha de trigo tipo 65. Amassar até ficar tudo incorporado e deixar a levedura repousar, tapada num local morno, até dobrar de volume.
Numa tigela, colocar as restantes farinhas, abrir uma concavidade no meio e colocar a água e o sal, envolvendo ligeiramente. Adicionar a levedura e amassar a massa, até esta despegar das laterais. Tapar a tigela e deixar repousar em local morno, até dobrar o volume (costumo tapar a tigela com uma manta polar, para manter o calor). Pré-aquecer o forno a 180ºC. Depois, colocar um tabuleiro com água dentro deste, para manter a humidade do forno, de modo a obter uma crosta crocante. Transferir a massa para um tabuleiro polvilhado com farinha e levar a cozer durante 45 minutos. Depois de cozido, deixar arrefecer sobre uma grade. 

3 comentários :

  1. Também fiz o pão da preguiça, mas sem ter de amassar (a preguiça era muito grande): no-knead bread :)

    ResponderEliminar
  2. Perfeito!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.