2 de abril de 2013

O Folar cá de casa


O tempo corre de tal maneira, que foi impossível partilhar antecipadamente convosco o folar cá de casa nesta Páscoa. Embora eu considere que esta receita pode ser feita todo ano, não só especificamente na Páscoa, aqui a partilho por ocasião desta festividade.
Como não ligo ao ovo no folar, substitui-o por amêndoa, tendo ficado muito crocante e saboroso. No entanto, o homem cá de casa sentiu falta do ovo… Assim sendo, vou ter que repetir a receita, agora com o dito ovo. Experimentem também!

Ingredientes
500g de farinha tipo 65
100g de açúcar
Casca de 1 laranja (raspa)
110g de leite
2 ovos
100g de manteiga
25g de fermento de padeiro fresco
½ colher de chá de canela em pó
1 colher de café de sal
Amêndoa em cubos q.b.
1 gema de ovo

Preparação
Amornar o leite e colocar numa tigela grande. Adicionar o fermento e, com a ajuda das mãos, dissolver o mesmo. Adicionar os restantes ingredientes, excepto a farinha. Com a ajuda de uma vara de arames, incorporar todos muito bem. De seguida, adicionar a farinha e, com as mãos, amassar até a farinha estar incorporada. Tapar com um pano e deixar levedar num local morno, durante cerca de uma hora. Retirar a massa para um tabuleiro forrado com papel vegetal, fazer uma cruz na dita massa, pincelar com a gema de ovo e polvilhar com a amêndoa. Deixar levedar durante cerca de 45 minutos mais. Por fim, levar a forno pré-aquecido a 180°C durante aproximadamente 40 minutos.

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.