11 de abril de 2013

Canelones de carne com manjericão e tomate seco


Há já algum tempo que não fazia canelones cá em casa. Mas eis que abri o congelador, em busca de algo para o jantar, e lá estava um pedaço de carne picada. Estava decidido o jantar: canelones, juntamente com tomate seco e manjericão cortado directamente da planta (pois adoro cortar os cheiros na hora em que os vou utilizar). Este foi um jantar especial, com uma preparação mais demorada, mas valeu bem a pena, pois ficou mesmo muito saboroso. Experimentem!

Ingredientes
500g de carne de vaca picada
8 canelones pré-cozinhados
2 dentes de alho
6 hastes de manjericão picadas
6 pedaços de tomate seco picados
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de natas
1 colher de chá de salsa seca picada
1 chávena de chá de queijo mozarella ralado
2 tomates de chucha
1 chávena de chá de molho de tomate refogado
Azeite q.b.
Orégãos q.b.
Sal e pimenta q.b.


Preparação
Regar uma frigideira com azeite. Quando este estiver quente, adicionar a carne. Com ajuda de uma colher de pau, separar bem os pedaços e deixar fritar cerca de 2 minutos. Adicionar o alho picado, o tomate seco, a salsa e o manjericão e deixar fritar mais 5 minutos. Por fim, adicionar o tomate, as natas e temperar com sal e pimenta, deixando estufar em lume brando durante 10 minutos (a carne não deve ficar muito cozinhada, pois ainda vai ao forno). De seguida, reservar.
Escaldar a massa dos canelones durante 1 a 2 minutos, em água a ferver  (um de cada vez para não colarem uns aos outros) e deixar a massa escorrer e arrefecer num pano. Regar com azeite uma travessa de ir ao forno e distribuir um pouco do molho de tomate refogado. Rechear os canelones, com auxílio de uma colher de café, colocando-os na travessa lado a lado. Distribuir o restante molho por cima, colocar o queijo e finalizar com o tomate chucha cortado às rodelas. Polvilhar com orégãos e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.

3 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.