5 de abril de 2013

Bolo de bolacha a duas mãos



O bolo de bolacha é uma sobremesa que faz parte da infância de muitas pessoas de uma certa geração. No entanto, não fez parte da minha, pois na casa dos meus pais nunca foi confeccionado, já que a minha mãe era mais de pudins. Já na do homem cá de casa era uma sobremesa frequente, muitas vezes confeccionada pela mãe com a sua ajuda. Um ritual a duas mãos, que agora voltou a ser realizado cá em casa: a mim coube-me fazer o creme e barrar as bolachas, ele tratou de molhar as bolachas e ‘construir’ o bolo. Receita simples e conhecida por todos, mas para nós foi um momento muito especial.

Ingredientes
250g de manteiga
250g de açúcar em pó
3 pacotes de bolacha Maria Torrada
6 cafés expressos sem açúcar

Preparação
Bater a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado.  Molhar as bolachas no café e dispor as mesmas em camadas, num prato de servir onde previamente de colocou uma pequena quantidade de creme em círculo. Colocar primeiro as bolachas (uma no centro e as restantes à volta desta), barrando depois com o creme, sucessivamente, até completar o bolo (sendo que a última camada deve ser de creme e usada para cobrir todo o bolo). Por fim, polvilhar com bolacha moída. Reservar no frigorífico durante cerca de 3 horas, retirando 15 minutos antes de servir.

8 comentários :

  1. Amiga bolo de bolacha também me faz lembrar a minha infância.
    Gosto muito.
    O teu está lindo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de bolo de bolacha :) O teu está lindo!
    beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolo de bolacha e cá por casa é o bolo preferido da bebe de tal forma que em Dezembro quando fez 3 anos foi um dos bolos de aniversario! Ela ama!

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso.
    beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. Anotei a sua receita e farei em breve! Da um passadinha la no meu blog!
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.