12 de abril de 2013

Antes e depois

Petit gâteau com amêndoas da Páscoa


Cá em casa, não é preciso ser um dia especial para eu me decidir a fazer uma sobremesa, igualmente especial, para o jantar. Outro dia, deu-me uma vontade enorme de comer um petit gâteau bem quentinho, a verter chocolate… e em dez minutos aplaquei o meu desejo!
Para tornar a coisa ainda mais pecaminosa, adicionei três amêndoas de chocolate de leite a cada um. O resultado foi uma explosão de chocolate, combinada na perfeição com o crocante das amêndoas. Assim, porque dias não são dias, e porque valeu a pena cada colher que saboreei, venho hoje partilhar convosco o meu desvario. Experimentem!


Ingredientes
100g chocolate de culinária
1 colher de sopa de manteiga sem sal
25g de açúcar
1 colher de sopa de farinha de trigo com fermento
1 ovo
1 gema
6 amêndoas de chocolate de leite

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar dois ramequins com manteiga e polvilhar com farinha. Em banho-maria, derreter a manteiga juntamente com o chocolate. Entretanto, bater o ovo com a gema e o açúcar. Adicionar ao chocolate já derretido e, por fim, juntar a farinha. Misturar homogeneamente com uma vara de arames. Verter a massa nos ramequins, colocar 3 amêndoas em cada um e pressionar levemente com o dedo, até ficarem submersas. Levar ao forno durante 10 minutos. Por fim, desenformar quente, directamente para o prato e polvilhar com açúcar em pó.

8 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.