31 de janeiro de 2013

Para dias especiais... Bolo de chá rooibos




A It by Jugais desafiou vários blogues a criarem uma sobremesa para o dia dos namorados, em que um dos ingredientes fosse chá. Das ofertas que me foram enviadas, a primeira embalagem de chá que abri foi a de rooibos aromatizado comfrutos do bosque, e posso dizer que fiquei extasiada com o aroma!
Na altura, pensei mesmo: «é o ingrediente perfeito para um bolo de chocolate…». De facto, achei-o ideal para dias especiais, em que se necessita de ingredientes igualmente especiais. Assim, juntei a este chá, com aroma e sabor fantástico, um creme de mascarpone para dar um efeito aveludado e, para coroar o pecado, umas cranberries secas. Ficou divinal, acreditem! Se não acreditam… experimentem, pois não se irão arrepender!



Ingredientes
3 ovos
1 chávena de açúcar 
1 chávena de farinha 
½  chávena de óleo
½  chávena de chá de rooibos aromatizado com frutos do bosque
2 colheres de sopa (bem cheias) de chocolate em pó
½  colher de chá de fermento

Cobertura e recheio
100g de queijo mascarpone
100ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar em pó
Cranberries secas q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de 20cm com manteiga, polvilhar com farinha e reservar. Preparar o chá conforme as instruções da embalagem e reservar.
De seguida, bater os ovos com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado e aumentar de volume. Adicionar a farinha, com o fermento e o bicarbonato de sódio, de seguida o óleo, o chocolate em pó e, por fim, o chá ainda quente, batendo sempre muito bem entre cada adição. Por fim, colocar a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 25 minutos.

Recheio e cobertura
Colocar numa tigela o açúcar e as natas, batendo até ficar bem misturado. Juntar o mascarpone e bater mais alguns segundos. Com uma faca grande, partir o bolo na longitudinal, de modo a obter duas metades.
Colocar uma metade de bolo num prato, espalhar por cima uma porção de creme e colocar a outra metade por cima. Cobrir o bolo com o restante creme e polvilhar com cranberries picadas. Levar ao frigorífico até ser servido.


7 comentários :

  1. O aspecto é mesmo tentador, uma perdição!

    ResponderEliminar
  2. Uau! Que aspecto fantástico! Realmente o cabaz vinha recheado com aromas e sabores fantásticos. Difícil a escolha :) Mas parabésn, deve estar uma delícia!
    Beijinho!*

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindissimo e super tentador, só me apetece comer uma fatia :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Que magnifico bolo:)
    Kiss, Susy

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/tertuliadasusy

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.