18 de janeiro de 2013

Lasanha com tortilhas


Esta receita é daquelas que vai nascendo à medida que vou ‘explorando’ o frigorífico e a despensa. Basicamente, mistura-se um punhado de ingredientes e sai uma refeição fantástica.
No entanto, estava um bocadinho céptica em relação a esta receita: primeiro, porque o homem cá de casa não gosta de courgette (e eu ando sempre a inventar mil e uma maneiras para disfarçar a dita…), e segundo porque não quis utilizar muito molho de tomate e, na preparação, pareceu-me que ia ficar um pouco seca. Mas enganei-me redondamente… O homem nem refilou da courgette e não estava nada seca, ficou mesmo fantástica. Para dar um toque estaladiço utilizei por cima cebola frita tostada, daquela que é utilizada nos cachorros. Experimentem!

Ingredientes
4 tortilhas
6 cogumelos frescos
½ courgette
1 lata de salsichas
1 lata pequena de milho
3 colheres de sopa de polpa de tomate
100ml de natas
Queijo mozarella ralado q.b.
Cebola frita tostada q.b.
1 dente de alho
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Picar um dente de alho e levar a refogar ligeiramente em azeite, adicionando em seguida os cogumelos previamente limpos e laminados. Cortar as salsichas às rodelas e adicionar ao preparado anterior, juntar a polpa de tomate e temperar com sal, deixando estufar em lume brando durante 5 minutos. De seguida, adicionar o milho, envolver tudo muito bem e reservar. Regar um tabuleiro refractário com um fio de azeite e colocar uma tortilha. Por cima, dispor metade do preparado anterior, laminar a courgette em rodelas e dispor metade por cima do recheio, regar ligeiramente com um fio de natas, voltar a colocar outra tortilha e repetir o processo. Finalizar com uma tortilha, colocar as restantes natas, temperar com um pouco de pimenta moída na hora, dispor o queijo e, por fim, a cebola frita tostada. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

1 comentário :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.