13 de abril de 2012

Robalinho com legumes no forno



Cá em casa existem sempre legumes frescos, vindos directamente da horta dos meus pais ou do mercado semanal, que eu tento sempre utilizar o melhor possível, como foi o caso da abóbora e da batata-doce. Quanto ao cebolinho primavera, este veio do mercado biológico no Príncipe Real.
Já há algum tempo que andava com curiosidade em utilizar este legume, muito encontrado nas receitas do Jamie Oliver, mas pouco visto cá em Portugal. Pela pequena pesquisa que fiz, também é muito utilizado no Brasil e daí vem a origem do nome cebolinho primavera (em Inglaterra é conhecido como spring onions). Cá em Portugal encontrei vários nomes dados a este legume, pelo que pude perceber não existir muito consenso quanto ao nome, nem quanto à origem. Mas o que interessa mesmo é que é muito saboroso, óptimo para comer em salada, nos estufados ou em assados. De aparência semelhante ao alho francês, mas mais pequeno e com um sabor menos intenso, com uma consistência mais delicada, o cebolinho Primavera tem um perfume que poderíamos situar entre o cebolinho e o alho francês. É difícil de encontrar mas, se conseguirem, não deixem de experimentar!

Ingredientes
2 robalinhos
2 hastes de alecrim
2 hastes de salsa
1 limão
Sal q.b.
Azeite q.b.
Abóbora q.b.
Batata-doce q.b
2 pés de cebolinho primavera (cebolo, cebola de rama ou spring onions)
Sal q.b.
Alecrim q.b
Azeite q.b

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Cortar a batata-doce e a abóbora em cubos, cortar a parte branca do cebolinho às rodelas e colocar tudo num tabuleiro de ir ao forno. Temperar com sal e azeite e salpicar com alecrim picado. Tapar com papel alumínio e levar ao forno cerca de 45 minutos. Cortar ½ limão às rodelas. Colocar na parte limpa da barriga do peixe um bom punhado de sal, uma rodela de limão partida ao meio, uma haste de alecrim e salsa. Repetir o mesmo processo com o outro peixe. Colocar num tabuleiro regado com azeite, temperar o peixe com sal por cima e regar com mais um pouco de azeite e sumo de ½ limão. Distribuir as restantes rodelas de limão por cima do peixe e levar ao forno quando faltarem 25 minutos para os legumes estarem prontos.

7 comentários :

  1. Excelente receita. :)
    O aspecto está 5 estrelas.
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Essa tua receita deve ser deliciosa!
    ´Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que rico peixinho nos trazes hoje Somi! Quando li cebolinho primavera, não percebi a que te estavas a referir hehe! Pois eu também nunca vi disso em portugal.. Pena pois é tão especial! O que costumava era usar as partes verdes das cebolas quando ainda estavam a crescer...
    Ficou cá com um aspecto o teu peixinho hmmm!...
    beijinho e boa semana***

    ResponderEliminar
  4. ROBALO É UM PEIXE MUITO CONSUMIDO CÁ EM CASA E A TUA SUGESTÃO ESTA MESMO UMA DELICIA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe chegou a usar desse cebolinho, numa agricultura biologica que tinhamos...

    Muito bom aspecto este pratinho


    Bjinhos

    Bom fim de semana

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.