10 de abril de 2012

O quanto eu rezei

Esta Páscoa aventurei-me a fazer pudim molotof… e estava em pânico que não corresse bem! Podia acontecer que em vez de tirar um pudim fofo e grande do forno, apenas resultasse numa sola de sapato de borracha. Procurei e pesquisei muito sobre o assunto, e é engraçado como cada um tem a sua técnica (e por vezes são mesmo contraditórias), juntei um bocadinho de cada sugestão, arregacei as mangas, rezei um pai-nosso e coloquei mãos ao trabalho. Devo ter tido sorte de principiante já que, para primeira vez, não ficou nada mal! Como já tinha na mesa Pascal muitos doces com ovos, decidi fazer o molho com meia lata de leite-condensado, que vagueava no frigorífico à espera de um final feliz, tendo ficado bastante saboroso. Posso dizer que, para primeira experiência, correu muito bem, por isso… venham mais!

Ingredientes
12 claras
12 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de caramelo

Molho
½ lata de leite condensado
½ lata de leite
1 gema
2 colheres de sopa de farinha maizena
2 colheres de sopa de caramelo

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar a forma com manteiga.
Molho
Dissolver a farinha no leite, adicionar o leite condensado e as gemas, levar a lume brando e ir mexendo sempre com uma vara de arames até engrossar. No fim, adicionar o caramelo e mexer muito bem, deixando arrefecer. 
Pudim
Bater as claras em castelo, juntar o açúcar colher a colher, batendo sempre e, por fim, adicionar caramelo líquido e envolver bem. Deitar colheradas na forma, tendo o cuidado de evitar deixar buracos. De seguida, bater com a forma na bancada da cozinha para retirar o excesso de ar. Levar ao forno, deixar cozer 12 minutos e, ao fim desse tempo, desligar o forno, abrir a porta cerca de 1cm (coloquei o cabo de uma colher de pau para não se fechar) e deixar o molotof arrefecer lá dentro. Desenformar depois de frio e cobrir com o molho.

7 comentários :

  1. Ficou bem alto!
    Nada como experimentar e ter fé que vai correr bem, e corre mesmo.
    E tem um aspecto bem delicioso, e, eu que adoro esse pudim, bem que lha dava ja uma trinca :)
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca fiz com o mesmo receio que tinhas!!!A que temperatura colocas te o forno??Ficou lindo e esse molho ainda deve ser melhor que o de ovos.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Rita,
      A temperatura foi 180ºC, tanto para pré-aquecer como para cozer.
      Beijocas
      Somi

      Eliminar
  3. Os maus parabéns!
    Ficou mesmo muito bonito!

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito bonito, os meus parabéns! Eu também da primeira fez que fiz um, ainda para mais a minha mãe conta que estragou muitos ovos sem nunca ter conseguido! O teu ficou lindo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro molotof e este esta divinal...

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.