12 de novembro de 2010

Salmão com molho de cogumelos


Esta semana decidi experimentar mais uma receita de salmão. Não posso é afirmar se ficou saboroso, pois não tinha paladar quando o confeccionei, devido a uma crise de rinite alérgica. Cozinhar sem ter paladar é uma provação horrível. Além de não conseguirmos confirmar se os temperos estão correctos, também não conseguimos saborear a refeição. Mas a cobaia de lá de casa garantiu que estava muito saboroso, e com os ingredientes que levou não tenho dúvidas disso. 

Ingredientes (2 doses)
2 lombos de salmão
1 laranja
1 lata pequena de cogumelos
½ colher de chá de mostarda de Dijon
1 colher chá de farinha maizena
1 colher chá de louro picado
50 ml de natas para culinária
Sal, pimenta preta e noz-moscada q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
Colocar os lombos a marinar, com o sumo da laranja, sal, pimenta e louro, durante uma hora (aprendi no programa da Nigella a colocar os alimentos a marinar dentro de um saco plástico, e posso dizer que é muito mais prático; além disso os lombos recebem a marinada por inteiro). Reservar por uma hora no frigorífico.
Picar os cogumelos em pedaços pequenos e reservar. Retirar os lombos da marinada e reservar o líquido.
Levar ao lume uma frigideira anti-aderente e deixar aquecer. Deitar um pouco de azeite e, quando estiver quente, colocar os lombos. Alourar durante cerca de 4 minutos de cada lado. Retirar o peixe e reservar, mantendo o peixe quente.
Deitar a marinada na frigideira onde cozinhou o peixe e os cogumelos, e saltear por 5 minutos. Dissolver à parte a mostarda, a farinha maizena e as natas, colocando em seguida nos cogumelos. Deixar engrossar, mexendo sempre.
Servir os lombos com o molho por cima (o acompanhamento foi arroz de frutos secos).

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.