15 de novembro de 2010

Bolo na caneca

Há algum tempo que andava para experimentar esta receita. Um destes dias, como queria preparar uma sobremesa rápida, lembrei-me: «que tal um bolo de chocolate quentinho?...» E, de facto, é muito prático e saboroso! No entanto, para uma sobremesa de um almoço ou jantar, os ingredientes de uma dose dão perfeitamente para duas pessoas, já que se torna um bolo grande. Não comi o meu todo, deixei para o dia seguinte e continuava fofinho. Sem dúvida uma receita a repetir!

Ingredientes (1 dose)
1 ovo pequeno
4 colheres de sopa rasas de leite
3 colheres de sopa rasas de óleo
2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó
4 colheres de sopa rasas de açúcar
4 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
1 colher de café rasa de fermento em pó

Preparação:
Esta receita pode ser realizada directamente na caneca, mas considero mais prático preparar à parte, de modo a poder-se misturar tudo muito bem. Quanto à caneca, esta deve ter capacidade para 300ml.
Colocar o ovo e bater bem com um garfo. Acrescentar o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bater mais um pouco. Acrescentar a farinha e o fermento e mexer delicadamente até incorporar.
Levar ao micro-ondas por 3 minutos, na potência máxima (eu levei uma de cada vez ao micro-ondas, mas já vi receitas em que vão as duas canecas ao mesmo tempo).

1 comentário :

  1. Experimentei por curiosidade ... muito bom! Rápido, prático ... delicioso. Parabéns!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.