9 de novembro de 2010

Bolo mousse de chocolate

O pretexto para fazer este bolo foi o aniversário da amiga M., que me tinha solicitado “aquele de chocolate-mousse”, o qual desde logo me prontifiquei a confeccionar. Já não é a primeira vez que o faço, e a junção dos ingredientes é bastante fácil. Temos é que ter muita atenção, não podendo existirem descuidos na cozedura do dito.
No entanto, como todos sabemos, por vezes as coisas nem sempre saem como queremos. Bastou um pequeno desacerto de temperatura e deixei, literalmente, esturricar as pontas do bolo!
Já que para mim era impensável levar um bolo “esturricado”, voltei a fazer outro e desta vez ficou perfeito. Mas tenho que confessar: a versão esturricada ficou muito mais saborosa do que a versão ‘perfeita’! É que no primeiro bolo utilizei ovos caseiros, vindos da casa da mãe, e chocolate de culinária da Pantagruel; no segundo tive que utilizar ovos de compra e chocolate da Nestlé. E estas alterações fizeram toda a diferença no sabor...
Esturricado ou não, é um bolo muito saboroso, que fica com uma consistência tipo mousse, mas mais solidificada. Acompanhado por uma bola de gelado de nata é um manjar!

Há já algum tempo que tenho a receita cá em casa, e não me recordo de onde foi retirada (é o que faz ter papelinhos e papelinhos de receitas), mas já a encontrei também aqui three fat ladies.

Ingredientes:
200 g de chocolate em barra
250 g de manteiga
6 ovos
250 g de açúcar
4 colheres de sopa de farinha com fermento

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Untar uma forma de mola e forrar o fundo com papel vegetal.
Partir o chocolate em pedaços pequenos e cortar a manteiga aos bocados. Em seguida, derreter tudo no micro-ondas, mexendo bem para não ficar com grumos. Bater as claras em castelo e reservar.
Bater as gemas com o açúcar, juntar o chocolate derretido e voltar a bater. Adicionar a farinha peneirada e, por fim, adicionar as claras, não batendo mas simplesmente envolvendo.
Levar ao forno a 200ºC por 10 minutos. Ao fim desse tempo, reduzir o forno para 175ºC e ligar a ventilação, deixando por mais 10 minutos.

4 comentários :

  1. Que apetitoso, ficou mesmo muito bem, e o prato de servir é uma maravilha de tão lindo!

    ResponderEliminar
  2. É uma tentação este bolo. Tenho uma receita retirada do programa da Mafalda P.Leite que é parecida mas que ainda não fiz.
    Ainda há uma fatia para mim?
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  3. que bolo tao bom. ate ja tenho agua na boca so de iamginar uma fatia a minha frente
    beijocas

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.