14 de maio de 2014

Tarte de morangos


Esta receita surgiu da vontade de querer preparar uma sobremesa rápida, utilizando os morangos que se encontravam meio esquecidos no frigorífico. Assim, juntei um curd que já tinha confeccionado para rechear outro bolo e saiu uma tarte simples, mas muito saborosa. A tarte foi feita com massa folhada, pois era o que tinha no frigorífico, mas com massa quebrada deve ficar ainda melhor. Experimentem!

Ingredientes
1 base de massa folhada fresca
Curd de morangos q.b.
250g de morangos frescos
Açúcar em pó q.b.

Ingredientes para o curd (3 frascos de 250ml)
200g de morangos
250g de açúcar em pó
120g de manteiga (à temperatura ambiente)
4 ovos

Confecção do curd de morango
Triturar os morangos e colocar num tacho de fundo espesso. Colocar os ovos, previamente batidos com o açúcar, até obter uma mistura homogénea. Levar ao lume médio, mexendo sempre, até ferver e espessar um pouco. Juntar a manteiga, mexer bem e retirar do lume. De seguida, passar com a varinha mágica, de forma a obter um creme liso. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico em frascos esterilizados.

Preparação da tarte

Arranjar os morangos e cortar em pedaços. Reservar. De seguida, estender a massa e forrar com esta uma tarteira, picando o fundo da massa e colocando feijão seco por cima, para evitar que a massa empole. Levar ao forno, pré-aquecido a 180Cº, durante 20 minutos. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grade. Distribuir o curd de morango pela tarteira, de modo a que resulte uma camada com cerca de 1cm de altura. Colocar os morangos por cima e polvilhar com açúcar em pó. 

4 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.