19 de maio de 2014

Bolo de cenoura com creme de baunilha | WBD|


Como estava em dúvida entre dois bolos para festejar este dia, dei a escolher ao homem cá de casa e ele escolheu este. E posso dizer-vos que escolheu muito bem: adorámos o bolo! É intenso, cheio de sabor, mas não muito doce. Acompanhado por um creme guloso, que desliza na boca como se fosse veludo, resultou na combinação perfeita!
Tentem não se assustar com a extensão da receita pois, apesar de parecer complicado, não o é, valendo bem a pena todo o trabalho. De facto, foi dos melhores bolos que fiz ultimamente cá em casa. Logo, foi mesmo a escolha mais acertada para festejar este dia. Experimentem!

Bolo
2 + ½ cup de farinha sem fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de gengibre seco
1 colher de café de sal fino
2 cups de açúcar branco
1 +1/4 de cup de óleo de girassol
4 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 cup de coco ralado
8 cenouras raladas

Cobertura e recheio (creme de baunilha)
6 claras (à temperatura ambiente)
1 +1/3 cup de açúcar branco
280g de manteiga (à temperatura ambiente)
450g de queijo creme (à temperatura ambiente)
1/3 de cup de açúcar em pó
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha


Preparação do bolo
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha duas formas de 18cm.  Peneirar a farinha, o bicarbonato, o fermento, a canela, o gengibre e o sal. Bater o açúcar com os ovos e, com a batedeira em baixa velocidade, adicionar os ovos um a um e deixar bater bem entre cada um. De seguida, adicionar a baunilha. Também com a batedeira em baixa velocidade, ir adicionando os secos, uma colher de sopa de cada vez, até estar tudo incorporado. Por fim, adicionar a cenoura ralada e o coco e envolver com uma colher de pau. Colocar a massa nas formas e levar ao forno durante 55 minutos.
Retirar os bolos e deixar arrefecer sobre uma grade de bolos, durante 15 minutos, só depois desenformando (os bolos podem ser feitos com antecedência e guardados no frigorífico bem acondicionados).

Preparação do creme de baunilha
Combinar as claras com o açúcar granulado, numa tigela que possa ir a banho-maria (eu utilizo logo a tigela da batedeira, que é de aço inox). Colocar água no fundo de um tacho, colocar o recipiente de mistura no topo da panela, certificando-se que a parte inferior não está em contacto com a água, e aquecer a mistura de clara de ovo. Bater com frequência, com uma vara de arames, para as claras não cozinharem. Continuar a aquecer as claras até que estas estarem quentes ao toque (ou já não se sentir o açúcar quando esfregadas um pouco entre os dedos). Transferir a tigela para a batedeira e bater as claras a alta velocidade, até que a tigela esteja à temperatura ambiente e as claras montadas (este processo demora cerca de 15 minutos). Reduzir a velocidade da batedeira para o mínimo e adicionar a manteiga em pedaços pequenos (uma colher de sopa de cada vez), esperando entre cada adição. Quando a manteiga estiver toda adicionada, aumentar novamente a velocidade da batedeira até ficar um creme claro e macio. Uma vez o creme de manteiga concluído, retirar da tigela e reservar.
Colocar o queijo creme na tigela onde foi feito o creme de manteiga (não é necessário lavar a tigela) e bater o queijo creme com o acessório da pá, a velocidade média, até este ficar em creme. Reduzir a velocidade e adicionar uma colher de sopa de cada vez do creme de manteiga, até ficar tudo misturado. Por fim, adicionar a essência de baunilha e o açúcar em pó e bater o suficiente para incorporar tudo. Colocar no frigorífico até usar, já que pode ser feito com alguns dias de antecedência (irá sobrar creme, mas podem guardar no frigorífico e utilizar em outra receita).


Para montar o bolo, dividir cada um ao meio com uma faca de serrilha. Colocar uma metade no prato de servir e distribuir uma camada generosa de creme, repetindo este passo até acabar os bolos. Finalizar com uma camada de creme no topo (eu utilizei um bico de pasteleiro para fazer o efeito ondulado), levar depois ao frigorífico até servir. Imediatamente antes de servir, polvilhar com amêndoa em cubos tostada.  

5 comentários :

  1. Gosto muito de bolos de cenoura e com esse recheio deve ter ficado mesmo uma delícia!
    bjinhos
    Boa escolha

    ResponderEliminar
  2. Que lindo bolinho!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Nossa que cara boa ta esse bolo. Lindo e com certeza saboroso demais!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.