sexta-feira, 30 de maio de 2014

Lombinho com molho de moscatel e laranja


A chuva continua e ainda me apetece ligar o forno para preparar o jantar. Com umas maçãs reinetas, que tinha comprado para assar no forno, juntamente com um lombinho de porco, preparei assim este jantar, simples mas saboroso.
Tenho que vos confessar: estou farta deste tempo, preciso de sol para viver e para restabelecer as minhas forças. Embora faça jantar todos os dias, e tenha confeccionado algumas novas receitas, a inspiração para fotografar e escrever tem sido muito pouca.  Por isso, o blogue tem estado mais “parado”, à espera de dias de sol que me aqueçam a alma e revigorem a minha inspiração. Bom fim-de-semana!   

Ingredientes (2 doses)
1 lombinho de porco
8 batatas para assar
6 maçãs reinetas pequenas
1 laranja (sumo)
1 cálice pequeno de moscatel
1 colher de sopa de alecrim seco e picado
1 colher de sopa de manteiga de alho
6 colheres de café de açúcar louro
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação
Temperar a carne com azeite, sal, pimenta e o alecrim. Reservar. Retirar o caroço das maças e colocar num tabuleiro refractário, colocando uma colher de café de açúcar no meio de cada uma. No mesmo tabuleiro, colocar as batatas temperadas com bastante sal.  Selar a carne numa frigideira que possa ir ao forno e, assim que todos os lados estiverem dourados, regar a carne com o sumo de laranja. Colocar a carne no forno, pré-aquecido a 200ºC, assim como as batatas e as maçãs. Ao fim de 15 minutos, retirar as maçãs e virar a carne, deixando o restante mais 15 minutos no forno. Depois, retirar a carne da frigideira e deixar repousar. Adicionar o moscatel e a manteiga ao molho que ficou na frigideira, levando de seguida a reduzir ao lume. Fatiar a carne, retirar o excesso de sal das batatas e dar um murro em cada uma, regando-as de seguida com um fio de azeite. Servir a carne com o molho, acompanhada pelas batatas e maçãs.

3 comentários :

  1. Que lombinho delicioso, ótimo aspecto!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante do aspecto dessa tua refeição, tão apetitosa!

    ResponderEliminar